Resenha - Pânico na Biblioteca (COM UM AVISO EXTRA E UMA PROMOÇÃO)

quinta-feira, 15 de março de 2012



Pânico na Biblioteca
Eoin Colfer
Editora: Record
Páginas: 95
ISBN: 8501071463


É, eu sei. A primeira coisa que você pode me dizer ao ver essa resenha é: "Mas isso é um livro infantil" e fazer a maior cara de "blergh". Eu sei que é um livro infantil, mas eu tenho uma justificativa boa o bastante para fazer você parar com esse olhar estranho para mim, e ela vai realmente justificar toda e qualquer coisa que qualquer pessoa possa pensar sobre esse livro. E a justificativa é:

BITCH, PLEASE. É EOIN COLFER.

E aí ela está. Bela, pairando por sobre essa linda página desse lindo blog. É uma justificativa mesmo muito linda. Digo, Eoin Colfer já seria uma justificativa boa o bastante. Só o nome do escritor da série Artemis Fowl (que eu ainda vou resenhar aqui, depois de conseguir reler, porque essa é a minha política de fazer-resenhas) já justificaria, mesmo que fosse um livro de auto-ajuda. (Ok, talvez não. Todo mundo sabe que nada justifica um livro de auto-ajuda. Enfim)

Vamos à resenha!



E agora eu digo a você: por mais que seja um livro infantil, é totalmente um livro que você AMARIA. E é porque tem todo aquele ar infantil, toda aquela inocência de criança em conjunto com a descoberta de algo, que para quem é leitor de blogs desse tipo, é perfeitamente natural. E totalmente me fez lembrar e me deliciar com as memórias da primeira vez em que eu entrei numa biblioteca e da primeira vez que pude ter contato com esses pequenos pedaços de universo maravilhosos que são os livros.

(E mal sabia eu, que estava entrando em contato com todo o universo que virá a ser o meu trabalho).

Bom, é melhor eu falar um pouco sobre a história. Eduardo, o personagem principal do livro, é um menino que tem 4 irmãos. Um irmão maior, chamado Marcos, e 3 irmãos menores, que são o Daniel, o Bruno e o JC. Esses três últimos quase não aparecem no livro. Ele tem nove anos e seu irmão mais velho tem onze.

Acontece que eles gostam muito de brincar, e adoram levar amigos para casa para brincar com eles. Porém, se cada um deles levar um amigo pra casa, totalizariam em oito crianças correndo pela casa, o que não deixa os pais deles felizes. Com toda a arte que eles aprontam em um certo dia mexendo na maquiagem da mãe deles, os pais decidem que está na hora de os dois filhos mais velhos ocuparem o seu tempo de férias com o que eles chamam de "brincadeiras educativas". E fica decidido que eles iriam fazer o cadastro na biblioteca da cidade.

Eduardo e Marcos entram em aflição, porque todo mundo diz que a bibliotecária, a dona Ângela, é muito ruim e é maníaca por silêncio e organização, e até atira batatas em crianças mal-comportadas e barulhentas, com o seu próprio atirador de batatas.

E aí começa a história de verdade, com Eduardo e Marcos tendo que ir a biblioteca, fazer seu cadastro com a malvada Dona Ângela (que eles chamam secretamente de Dona Batata por causa do atirador de batatas dela) e ganhando um cartão de acesso apenas a ala infantil. Eles tem que ficar o tempo todo sentados em um tapete velho e tem ordens estritas para NÃO SAÍREM DO TAPETE, com risco de levarem batatadas (ou era isso que eles pensavam que levariam se saíssem do tapete).

O livro é recheado daqueles pensamentos que todo mundo um dia já teve na infância, aqueles sentimentos de medo de descobertas e toda aquela tensão de um ambiente novo. Além disso, o livro traz todo aquele delicioso momento em que as crianças descobrem que a biblioteca é um lugar encantador e aconchegante, onde todo mundo pode se refugiar daquele mundo real assombroso.

Eu amei o livro, de verdade! Tenho 18 anos e estava lendo um livro infantil, SHAME ON ME, mas era só porque ele era do Eoin Colfer. E não me arrependo de nada. Eu totalmente sairia na rua lendo-o, porque o achei absolutamente encantador! Me fez lembrar de bons momentos da infância de quando minha mãe me levava pra biblioteca e minhas irmãs sugeriam livros e de quando eu descobri Harry Potter e de o quanto me apaixonei por leitura, livros, edições, capas, tipografias etc. Foi ótimo! Valeu muito a pena.

--AVISO EXTRA--



CORRE GALERA! O Submarino está fazendo o "Dia De Comprar Livros", ou o #DiaDLivros, no twitter. TODOS OS LIVROS ESTÃO COM DESCONTO E FRETE GRÁTIS, portanto, APROVEITEM pra gastar aquele dinheirinho guardado no cofre/que sobrou do salário do mês passado/ que você está guardando desde o seu aniversário ou do Natal ou do Ano Novo.

APROVEITEM, é uma chance MUITO LEGAL. ESTÁ TUDO MUITO BARATO, e eu me coçando pra não comprar nada.

--AVISO EXTRA 2 - PROMOÇÃO--



Se você chegou até aqui, parabéns! FINALMENTE, né, tipo, esse post não acaba nunca. Enfim, o blog anda bem parado mas eu resolvi que quero presentear nossos lindos e assíduos (aham) leitores. Portaaaaaanto, e como o dinheiro anda super curto, eu irei sortear marcadores.

É, eu sei, você tava pensando que ia ser um LIVRO LINDO E MARAVILHOSO, mas desculpa galera, dessa vez vai ser só marcador!

Portanto, serão sorteados DOIS MARCADORES de Crescendo, da Becca Fitzpatrick, que eu resenhei aqui E UM MARCADOR de Um Dia, do David Nicholls, que a Cah resenhou aqui.

Pra participar da promoção, você tem que:

1. Seguir o blog no GFC (Google Friend Connect) clicando no botão "Participar deste site" na barra direita lateral do blog.

2. Comentar nessa postagem usando o seu nome de seguidor do GFC, não se esqueçam.


E pronto! Você já está concorrendo. Iremos usar o random.org para saber o número do comentário ganhador.

O ganhador deverá entrar em contato com a gente enviando o seu nome completo e endereço completo (com rua, número, bairro, cidade e CEP) para thereviewkingdom@hotmail.com, ok? O sorteio vai sair no twitter e aqui no blog na semana que vem! Boa sorte, galera!

Renato =)