Review - Starters

quinta-feira, 6 de setembro de 2012




Starters
(Sobreviver É Apenas o Começo)
Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
ISBN: 9788581630144

Oi pessoal! A Cah esteve com uns problemas e não postou nada na terça, mas cá estou eu, Renato, postando minha resenha de quinta-feira.

Essa semana eu li "Starters", um livro classificado em "distopia" bem recente lançado pela Novo Conceito. Não costumo gostar de livros que são comparados a outros livros famosos (aquelas citações de capa que só existem pra tentar engatilhar um livro no sucesso de outro), mas esse me agradou bastante. Apesar da comparação com "Jogos Vorazes", "Starters" é um livro MUITO bom, e eu vou explicar direitinho o porque.

Começando com a história, o livro é ambientado em um EUA futurista e distópico. Devido a uma bomba biológica de uma guerra que não é explicada (suspeito que será melhor explicada mais pra frente), todos os adultos morrem. Sobra apenas o único resquício da população que foi vacinado contra os "Esporos", ou seja, o organismo que estava na bomba biológica lançada: as crianças e adolescentes e os idosos (que é mais ou menos o que acontece hoje em dia. Apenas idosos e crianças são vacinadas contra algumas doenças). As crianças e adolescentes são denominadas "Starters" e os idosos, "Enders".

O que me fez gostar do livro já começa aqui. Todas as distopias que li até agora eram bem legais, mas creio que Starters foi uma das mais "possíveis" ou "reais" que já li. Jogos Vorazes é bem real e tudo, mas acho que é bastante... difícil de acontecer algo daquele modo. Starters é bem possível e bastante fácil de imaginar acontecer... sei lá, isso já me fez ter uma visão totalmente diferente do livro.

A personagem principal, Callie, perde sua mãe, vítima dos Esporos, e perde seu pai na guerra. As circunstâncias do desaparecimento de seu pai são bem estranhas, e seu irmão mais novo, Tyler, é tudo o que resta de sua família. Juntos, eles precisam fugir do Governo, que está em busca de órfãos para colocá-los em um centro de "detenção", um lugar horrível.

Callie e Tyler acabam se juntando a Michael, um outro starter órfão que eles encontram em sua fuga. Porém, Tyler tem um problema de saúde e Callie precisa de dinheiro para remédios e um bom médico, além de uma casa e um local propício para morar e estabelecer uma vida. E o pior: starters são proibidos de trabalhar até atingirem a maioridade.

Começa então a história. Callie descobre que a empresa Prime Destinations está contratando starters para um trabalho de locação. Eles alugam os corpos, dão um belo tratamento e pagam um alto dinheiro para Enders se utilizarem deles, para viverem sua juventude novamente, e claro, temporariamente. Callie decide aceitar se submeter as locações, preocupada com Tyler e com Michael. Mas nem tudo dá certo quando Callie acaba tendo um problema em seu ship e descobrindo mais coisas do que deveria saber...

O livro é demais, sério! Ele é empolgante e a escritora soube dosar as partes em que é necessário ação, com um toque bem leve de romance e toda uma conspiração GIGANTE por trás das locações e tudo.

Fiquei apenas com um pouco de raiva do final do livro. Achei meio WTF, e ouvi dizer que o segundo livro da série, "Enders", será apenas uma visão diferente dos mesmos acontecimentos. Se for, vou me jogar da ponte.

Sério, esse livro PRECISA de continuação. Não pode ser apenas um spin-off ou qualquer coisa assim. PRECISA DE CONTINUAÇÃO!

Mas assim mesmo eu gostei, de tudo! Acho que os personagens tem ações bastante interessantes, o enredo é forte e genial, as formas como as coisas estão colocadas são bem plausíveis e os acontecimentos são rápidos, sem muito lenga lenga. E o romance é praticamente inexistente. Nem lembrei dele lá, mas acho que isso me fez gostar ainda mais do livro!

Super recomendado. Não esqueça de nos seguir no twitter no @ReviewKingdom, de nos curtir no Facebook e de clicar em "Seguir este site" no canto direito do blog pra nos ajudar! Fique por dentro das novidades aqui pelo TRK!

Renato =)