Review - Devoured

sexta-feira, 31 de agosto de 2012




Devoured
Amanda Marrone
Editora: Simon Pulse
Páginas: 288
ISBN: 9781416978909

Então! Essa coluna deveria chamar "Em Outra Língua", porque eu li esse livro em outra língua. Mas como não são todas as minhas resenhas que são de livros em outra língua, vou só avisar, ok?

Devoured me encantou a primeira vista por 1) a capa e 2) a sinopse. Sério. Por mais que a capa super lembre Crepúsculo e tal, a sinopse me pareceu legal (é um ar um pouco Once Upon a Time misturado com um sobrenatural a lá A Mediadora). PORÉM, se você pensou "QUE ÓTIMO, OUAT com A Mediadora, a mistura deve ser LEGAL PRA CARAMBA", se engana. Como iremos descobrir hoje com essa resenha, nem tudo é bom quando misturado.

Começando com a história, Devoured narra a vida de Megan, uma garota que perdeu a irmã, Remy, em um acidente de carro há nove anos. O mesmo acidente deixou seu pai em coma e traumatizou sua mãe a um ponto anormal, o que destruiu a relação que Megan tinha com ela.

Megan nos é apresentada como uma garota com os seus traumas pessoais, que tem medo de andar de carro e também vê e ouve sua irmã, Remy, nos momentos mais inesperados. Ela está namorando com Ryan, e como tem muito ciúme dele por ele ter uma melhor amiga que NÃO SAI DO PÉ DELE, Megan resolve começar a fazer um trabalho de verão no mesmo lugar que ele. E, claro, a melhor amiga de Ryan também.

Todos irão fazer um trabalho de verão num parque de diversões chamado "Terra Encantada", com atrações somente retiradas de contos de fadas. O problema é quando as coisas começam a ficar reais demais e a irmã de Megan, Remy, aparece para ela mais do que nunca, alertando-a de um perigo iminente. O quão irreal os contos de fadas realmente são?

Ok, então vamos ao que eu achei do livro. Eu gostei bastante da sinopse e da capa e estava super empolgado, como já disse, mas quando comecei... que decepção. Diálogos fracos, personagens ruins e história parada. A autora parece querer arrastar pequenos eventos a páginas e páginas, e o resultado de um sobrenatural fraco é o desastre, ainda mais somado a contos de fadas que praticamente não são citados ao longo do livro. Eu brinquei com a Camila que, se a mesma pessoa que escreveu a sinopse tivesse escrito o livro, ele seria maravilhoso.

A história é super confusa e a primeira cena (a do prólogo) só vai ser entendida nas últimas páginas do livro, o que pra mim foi super falho. Os acontecimentos parecem não ter nexo algum, muitas coisas estão apenas jogadas no meio do livro e não fazem sentido. Algumas cenas são narradas com perfeição e nos empolgam a ponto de queremos MAIS E MAIS, mas quando avançamos algumas páginas, o ritmo volta a ficar lento e a história e os dilemas ficam absurdamente da mesma forma de quando o livro começou.

A mãe de Megan parece ser uma louca fanática por cachorros e tudo, e por mais que a autora tenha tentado desconstruir isso perto do final do livro, não deu certo. Nicki, a melhor amiga de Megan, ao meu ver, é a personagem mais forte do livro, mas ainda assim deixa a desejar em algumas partes. O dilema de Megan de ficar entre Luke e Ryan pra mim foi ridículo, porque ela falou com Luke uma ou duas vezes e parecia completamente apaixonada por Ryan no começo do livro. Ela parecia mais uma obsessiva compulsiva pelo Luke do que outra coisa, porque o amor, tanto de Megan por Luke como por Ryan, é FORÇADÍSSIMO. Megan é a personagem mais fraca de todo o livro. Super bobinha, super leviana e impulsiva. E Samantha, a "melhor amiga" de Ryan, me dá nos nervos, e muitas vezes a Megan claramente poderia enfiar a mão na cara da idiota e dizer "dá licença que o namorado é meu" sem problema algum, mas ela NÃO FAZ isso.

A construção da história, o parque e tudo dava margem pra uma história MARAVILHOSA, mas a dificuldade de construção dos personagens e do desenrolar da história faz o livro ficar #FAIL. A autora parece estar no início da carreira, acho que o problema é esse.

O final é quente, realmente. É empolgante e nos mostra um lado psicopático de uma personagem que nunca imaginaríamos, além de toda uma cena de perseguição e ação muito legal. Porém, é a única coisa que salva o livro. Parece que a autora escreveu a história toda apenas pra narrar o final, sabe? Parece que o final ficou SUPER BEM CONSTRUÍDO, mas o começo e o meio ficaram... fracos, pra dizer o mínimo. E o que esse livro TEM de contos de fadas? Ainda estou tentando entender.

Enfim, gostei da história e do final, mas todo o desenrolar e todos os personagens são super fracos e falhos.

Nota: 6,5

Gostou da resenha? Não gostou? Explique o que achou do livro, da resenha e tudo o mais NOS COMENTÁRIOS!! Além disso, nos siga no twitter, nos curta no Facebook e clique em "Seguir este site" no canto direito da página para nos ajudar ;)
Renato =D