Review - Orgulho e Preconceito

terça-feira, 11 de setembro de 2012



Orgulho e Preconceito
Pride and Prejudice
Jane Austen
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 400
ISBN: 9788525419644
*Esses são os dados da MINHA edição

Esse é um livro clássico que eu planejava ler há eras. Exatamente por querer ler o livro eu não tinha visto nenhuma adaptação. Bom, pelo menos não até The Lizzie Bennet Diaries surgir e, após o primeiro episódio, ganhar meu coração. Mas TLBD é uma versão BEM adaptada e com grandes alterações do original para que se encaixe na proposta que é trazer os personagens de Austen para a atualidade e... bom isso é outro assunto, e fica para outro dia. O que vocês precisam saber é que ao inves de "spoilar" toda a história para mim (se é que um clássico pode realmente ser spoilado), a web-série me incentivou a finalmente ler essa delícia de livro.

O livro de passa na Inglaterra do século XIX, e conta a história da familia Bennet. Tudo começa quando o jovem (e rico) Bingley se muda para Netherfield chamando a atenção de todas as jovens moças do condado, e especialmente a da Sra. Bennet, uma mãe e esposa que pretende casar todas as cinco filhas o mais rápido possível. Para sua felicidade, Bingley acaba interessado em sua filha mais velha, Jane, e o incentivo da mãe acaba obrigando os Bennet a frequentarem os mesmos círculos sociais dele. E é em um baile, no qual Bingley e Jane dançam diversas músicas, que Elizabeth Bennet, a segunda filha, conhece o arrogante, esnobe e orgulhoso Sr. Darcy por quem logo sente desprezo.
Ao longo da história varias coisas acontecem que, a principio, reforçam a antipatia que Elizabeth tem por Darcy e, mais para o fim, a faz rever seus conceitos e acreditar que pode estar errada a respeito da personalidade do cavalheiro.

A obra é uma grande crítica à sociedade casamenteira daquela época, o que fica claro com as ironias utilizadas. Personagens cujo principal objetivo é o casamento, como Lydia, Kitty e, principalmente a Sra. Bennet, são vistas como pessoas tolas. A inteligência é mostrada algo a ser elogiado e, há uma certa passagem onde se discute o verdadeiro significado de "prendada".

Outro ponto forte é o quão bem construídos os personagens são e o quanto eles crescem com o passar da história. No início, Elizabeth é uma personagem crítica que confia muito em seus julgamentos, mas depois ela mesma descobre ser, na verdade, um tanto preconceituosa.

O que mais me surpreendeu no período que eu estava lendo foi o número de pessoas que perguntaram que livro era aquele, sobre o que era, "E quem é Jane Austen?". Porque, apesar de eu não ter lido antes, eu já tinha ouvido falar, e muito.

Enfim, eu achei uma leitura bem rápida e fácil. Também é bem legal ver as diferenças de épocas. Chega até ser engraçado que uma mulher de 24 seja considerada uma "solteirona".
Eu recomendo MUITO, MUITO, MUITO, porque é uma leitura que além de ser prazerosa é inteligente, irônica e crítica.

Mil desculpas pela ausência semana passada. Não se esqueça de seguir a gente no @ReviewKingdom e no GFC ali do lado!

Beijos,
CAH!