Review - Quem é você, Alasca?

terça-feira, 21 de agosto de 2012



Quem é você, Alasca?
(Looking For Alaska)
John Green
Editora: Martins Fontes
Páginas: 240
ISBN: 9788578273422

Miles Halter é um menino sem amigos e obcecado pelas últimas palavras de pessoas famosas. Decidido a encontrar o "Grande Talvez" mencionado por François Rebelais, ele resolve ir para Culver Creek, um internato onde seu pai estudou. Chegando lá ele conhece seu colega de quarto Chip, mais conhecido como Coronel, com quem logo faz amizade e de quem recebe o apelido de Gordo (porque o Miles é muito, muito... magro). Pouco depois ele conhece Alasca Young, uma garota por quem ele se sente atraído desde o primeiro momento.

O problema de falar desse livro é que eu não posso falar sobre o que ele ~REALMENTE~ é sem dar spoilers. Existe um acontecimento no meio do livro e ele é basicamente o que sustenta toda a história. Conta-lo aqui seria arrancar de vocês a chance de descobrirem isso sozinhos, por isso eu INFELIZMENTE vou ter que deixar essa resenha com esse grande buraco e não vou poder discutir certas coisas aqui. No lugar disso vou focar mais nos personagens.


O Miles é um garoto um tanto quanto... passivo, principalmente na primeira parte do livro. O pai diz para ele não fumar nem beber, mas no mesmo momento em que lhe oferecem um cigarro ele vai na onda. Não acho que é porque ele queira impressionar, nem parecer "legal", mas só porque ele meio que não tem vontade própria. Já dá para perceber que os personagens desse livro não são perfeitos. Na verdade eles são SUPER problemáticos. Acho que foi isso que me agradou tanto. Apesar dos defeitos gigantes deles, eles não são insuportáveis, eles só me parecem meio... reais?

Ao contrário do Gordo, a Alasca é uma menina completamente maluquinha, bipolar e impulsiva. Durante vários momentos dos livros as pessoas dizem para o Miles que ele fica idealizando a menina, e talvez ela seja ainda MAIS louca do que nós vemos. Apesar de ter um namorado, Alasca vive flertando com os meninos, principalmente com o Gordo (ou talvez é isso que ele nos faz pensar, TALVEZ ela flerte com todos os outros igualmente. GOD, EU NÃO TINHA PENSADO NISSO ANTES *corre em círculos*). Enfim, as vezes tudo que você quer é mandar uma voadora no meio da cara da Alasca, mas você supera.

A cena que descreve TOTALMENTE a diferença entre os dois é a citação mais famosa do livro "If people were rain, I was drizzle and she was a hurricane", ou seja "Se pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela um furação".

Por fim, temos o Coronel, que é o meu personagem preferido do livro. Ele é pobre e estuda na Culver porque tem uma bolsa. O problema é que ele (e os outros) vivem se metendo em confusão, e pregando pegadinhas (que são tipo CLÁSSICAS no campus). Ele namora uma menina, mas eles não se gostam e vivem brigando. Para despistar o Águia (que é o diretor) ele bebe vodca com leite, e admite que tem um gosto horrível.

Se vocês estavam por aqui durante o Especial #CulpaDoJohnGreen, vocês devem se lembrar que esse livro foi banido de algumas escolas dos EUA por conter cenas de sexo. Mas eu gostei de como o John respondeu a isso. A tal cena no livro é descrita de modo completamente clínico, e o Miles descreve toda a situação como estranha e esquisita. Algum tempo depois, temos uma cena MUITO menos, digamos, quente e que é descrita com muito mais emoção. John disse que ele queria mostrar que o sexo pode não significar nada emocionalmente enquanto uma conversa pode. Basicamente ele queria desmistificar esse sentimento de idealização que adolescentes tem.

Outra coisa legal no livro é que é dividido em Antes/Depois do "acontecimento", e assim os dias se passam tipo "10 dias antes" ou "15 dias depois". E também há uma discussão MUITO legal e profunda sobre culpa e etc.

CARA, eu sinto que isso ficou uma droga. Imagina uma resenha vaga ---> TADÃ, é essa. Espero ter deixado vocês NO MÍNIMO curiosos. Porque EIS AQUI um livro que MERECE ser lido.

Aliás, se você JÁ leu esse livro e sabe inglês: Você sabia que o John respondeu VÁRIAS perguntas de fãs no tumblr onlyifyoufinishedalaska.tumblr.com.

Então é isso, não se esqueça de nos seguir no twitter e no GFC, e também de curtir a nossa página no facebook!

Até a próxima, pessoal!