Review - A Culpa é das Estrelas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012



A Culpa é das Estrelas
John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 283
ISBN: 9788580572261

Eu não sei se eu tenho estrutura psicológica pra falar desse livro ainda, mas juro que vou tentar.

Pra você que é um alien e não sabe que livro é este e nem do que ele trata e nem quem é o autor dele, John Green, e nunca ouviu NADA sobre este livro, vale a pena dar uma clicada aqui e ver os posts da Semana Especial #CulpaDoJohnGreen, que vários blogs nerdfighters organizaram em Julho!

Então o livro conta a história da Hazel, uma garota normal de 16 anos que foi diagnosticada com câncer de tireóide, que se espalhou e teve metástase nos pulmões. Sua mãe a obriga a começar a frequentar um grupo de apoio à crianças com câncer, onde Hazel conhece Augustus Waters, um garoto que mudará drasticamente sua vida e a fará descobrir, experimentar e viver coisas que ela nunca antes teve a chance de ter. "Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas".

Eu resumi bastante a história pra poder me focar mais na parte do que eu achei do livro e porque todo mundo já conhece bastante sobre ele (e se não conhece, volto a repetir, clique aqui e vá ver o Especial #CulpaDoJohnGreen).

É meio complicado explicar o tipo de emoções que você sente com um livro que mexeu tão fundo na sua vida. De início, eu já tinha uma vontade louca de ler. Quando o livro demorou pra chegar, a ansiedade estava me matando, mas ao mesmo tempo foi um tempo ótimo pra eu pensar o que eu realmente esperava deste lançamento do John. Pude ponderar o tanto de expectativa que eu estava colocando no livro e pensar se ele não seria mais aquele tipo de livro que te conquista pela simplicidade e pelos fatos super reais. Cheguei a conclusão de que queria muito ler, mas agora a ansiedade não era eufórica, e sim uma vontade louca de entender porque ele era tão importante na vida de tantas pessoas.

O livro finalmente chegou e eu pude abrir e ler com cuidado cada página, sentindo cada virada de página um amor maior pela Hazel, por sua família, pelo Augustus e por tudo o que estava acontecendo ali bem na frente dos meus olhos. Não digo que devorei o livro porque este é um termo muito bruto pra determinar a leitura rápida deste livro doce. Ele é muito profundo, muito real e muito... chocante.

O desfecho é delicado e o final, além de bastante inesperado por mim, é lindo.

Conversei com várias pessoas a respeito do livro, todas elas já leram. Algumas não gostaram muito do final por ser um anti-clímax total, bem diferente do resto do livro, algumas se sentiram exatamente como eu, algumas choraram muito mais que eu e se desesperaram também. Mas o que todos entramos em consenso é que A Culpa é das Estrelas NÃO É um livro triste. Ele trata da retomada da vida de uma personagem que até então apenas sobrevivia, se sentindo vitimada pelo câncer. Ele mostra a reconquista da independência de uma pessoa que estava até então esperando a morte, que estava apenas deitada na cama e não tinha mais muitas esperanças... que estava apenas ali, vivendo e aceitando o fato de que morreria logo.

A mudança radical de Hazel durante o livro também nos mostra que ele NÃO É um livro sobre o câncer, e sim que contém personagens que, por um acaso infeliz, possuem câncer. Ele é todo focado no novo modo em que Hazel passa a viver, em toda a independência e o gosto de viver que ela reconquista. E, claro, em todos os novos sentimentos que ela passa a ter após conhecer Augustus.

AAAAAAAAH, não estou conseguindo expressar direito o que eu senti, mas de uma coisa eu tenho certeza: ninguém lê A Culpa é das Estrelas e termina da mesma forma que começou. Todos tem partes que marcam mais por determinados motivos próprios, e todos sentem o livro de forma diferente, mas é impossível passar por ele sem mudar, pelo menos um pouco.

A todos os que não tem coragem de ler porque sabem que vão chorar: ignorem isso e apenas leiam. É um livro que MERECE ser lido, mesmo que você chore.

Por fim, nesta resenha, quero colocar só um pouquinho de um toque especial: alguns fãs que desenham muito bem fizeram fanarts do livro (uma dessas pessoas é a Cah, aqui do blog). Vou colocar as que eu mais gostei aqui embaixo, ok? Deliciem-se:
Não achei créditos, se você achou comente!

Essa Hazel é da Camila. (Clique para ampliar!)












Créditos:  http://kattlinyakno.deviantart.com/
Créditos: http://siminib.deviantart.com/ 















Não se esqueçam de nos seguir no twitter e de nos curtir no Facebook, além de clicar em "Seguir este site" aqui no canto direito pra nos ajudar!

Até semana que vem, E NÃO DEIXEM DE COMENTAR!

Renato =)