Review - Escola de Espiãs

quinta-feira, 16 de agosto de 2012



Escola de Espiãs
(Série Garotas Gallagher #1)
Ally Carter
Editora: Galera Record
Páginas: 320
ISBN: 9788501082718

Eu realmente gostei deste livro, por mais que tenha lido muitas críticas e resenhas nada animadoras sobre ele. Eu tenho apenas uma ou duas críticazinhas pra fazer sobre 1) a editora no Brasil e 2) a história. Mas eu vou falar sobre isso mais pra frente.

A série Garotas Gallagher conta a história de Cammie, a filha da diretora da "Academia Gallagher para Garotas Excepcionais". Apenas gênias comprovadas conseguem ingressar nessa instituição de ensino. Mas quando entram, descobrem que a Academia Gallagher não é exatamente uma escola simples - é uma escola de espiãs. Lá, elas são treinadas para missões secretas da CIA e de outras agências secretas dos Estados Unidos e do Mundo.

Cammie é uma adolescente de 16 anos que tem que esconder sua "vida secreta" das outras pessoas: além de ter um tipo de preconceito na cidade em que ela vive porque todos acham que as "Garotas Gallagher" (as garotas que não estudam na rede pública e, ao invés disso, vão para a Academia Gallagher) são riquinhas e mimadas, ela tem esconder que, na verdade, a Academia Gallagher não é uma simples instituição de ensino e ela não estuda para se formar no Ensino Médio apenas. Elas são treinadas para se tornarem agentes secretas e espiãs, tendo aulas com espiões famosos e altamente treinados, em um ambiente totalmente protegido de olhares curiosos.

O segredo da Academia é mantido por todas as garotas com um rigor altíssimo. Todas devem se manter caladas sobre o que realmente estudam dentro dos muros Gallagher. A mãe de Cammie e diretora da Academia é uma espiã super famosa e conceituada e seu marido, pai de Cammie, faleceu há algum tempo durante uma operação secreta, porque também era espião. Elas ainda sentem muita falta do pai.

Quando volta para ingressar no mais novo ano letivo, espera ver todas as suas amigas e ter mais um ano "normal". Porém, a filha do Senador, uma mimada e chata autêntica, ingressa para a Academia e a mãe de Cammie acha de bom tom que ela fique hospedada no quarto da filha e das amigas dela, e que estas a ajudem a se "enturmar" nas aulas e nas amizades.

Além de tudo isso, na estreia de Cammie em uma missão secreta bolada pela Academia, algumas coisas dão errado e ela acaba conversando com um garoto, Josh, por quem Cammie se vê apaixonada. Porém, além de ter mentido sobre sua vida inteira por não poder dizer nada da verdade e ter que sustentar suas mentiras, ela precisa escapar da Academia alguns dias para poder vê-lo. As coisas complicam quando o relacionamento avança e ela precisa dar mais explicações sobre sua vida.

Ok, agora é a minha hora de falar. Achei muita gente criticando o livro e tal, mas de verdade: eu amei. O livro não tem uma pretensão muito grande, não promete nada IMENSO, não deixa o leitor com expectativa nenhuma ao olhar a capa e: BAM! O livro é divertido, irônico, engraçado e prende o leitor da primeira à última página. Não tem como não gostar de "Escola de Espiãs". O livro é bem balanceado, tem romance, cenas de ação e uma personagem principal, Cammie, bem bobinha e engraçada, a lá Meg Cabot.

Outra crítica que vi muito é que o livro é "super parecido com o estilo da Meg Cabot, chegando a ser igual em algumas partes". Ok, vamos dizer o seguinte: estilos parecidos, pra mim, são apenas uma constatação, e não uma crítica. Se uma pessoa tem o jeito parecido de escrever com outra, não significa que ela está plagiando estilos: apenas significa que ela tem o mesmo jeito de pensar de outra pessoa! A minha ideia é a de que, se Ally Carter e Meg Cabot um dia se encontrarem, vão ter muito papo para conversar. O estilo é bem parecido, mas isso só tem a acrescentar na narração em primeira pessoa.

Porém, nem tudo são flores. Eu amo, de verdade, a Galera Record e todas as edições deles. Mas eles meio que cagaram na série Garotas Gallagher porque, veja bem, o livro 1 nos EUA se chama "I'd Tell You I Love You, But Then I'd Have To Kill You". DIGO, porque não manter o nome original? EU LI O LIVRO SÓ PELO NOME EM INGLÊS, SIM! Eu totalmente compraria um livro com o nome "Eu Diria Que Te Amo, Mas Teria Que Matá-lo". SÉRIO. É um nome super original e engraçado para um livro. E GOD, a capa. Porque não usar uma imagem mais legal e engraçada? Uma menina com o uniforme Gallagher? Não gostei.

Além do quê, os outros livros da série no Brasil tem nomes totalmente mudados e que não fazem o menor sentido com os nomes em inglês. Não gostei do que fizeram com uma série tão legal aqui no Brasil...

E se você gosta daquele filme, "Wild Child" (o nome em português é "Garota Mimada", mas blergh) , você TOTALMENTE devia ler "Escola de Espiãs". Sério. Internato, garota mimada nova, tentando ser expulsa? Você já viu isso em algum lugar? Pois é.

Resumindo: uma leitura agradável e rápida. Vale a pena como um passatempo, entre um livro e outro ;)

Não esqueçam de nos seguir no twitter no @ReviewKingdom, de nos curtir no Facebook e de clicarem em "Participar deste site" aqui na barra lateral direita. E claro, principalmente, deixar seu comentário sobre o que você achou desta resenha e do livro, aqui embaixo!!

Renato =)