Review - Como Ver um Filme

quinta-feira, 17 de maio de 2012



Como Ver um Filme
Ana Maria Bahiana
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 253
ISBN: 9788520921883

EDITORA PARCEIRA!
Bom, recebi este livro da Nova Fronteira para resenha, porque ela é uma das novas parceiras do blog.

De imediato, quando abri o embrulho e dei uma folheada no livro, percebi que iria gostar. E não é pra puxar saco da editora não! O livro é muito bom e tem uma ÓTIMA escritora, como vou falar um pouco mais nessa resenha.

Então, Como Ver um Filme devia ser um livro obrigatório pra todos os blogueiros que resenham/ fazem críticas (porque existe uma GRANDE diferença entre uma resenha e uma crítica) de filmes. Ana Maria Bahiana, a escritora deste livro, nos mostra com grande clareza e uma linguagem bastante simples, todos os passos para entendermos melhor todas as adaptações cinematográficas das quais somos fãs.

E quem pensa que ela apelou pro lado cult da coisa, com aqueles exemplos de filmes antiquíssimos que nos fazem ficar boiando na história, errou! Ela utiliza exemplos super atuais, como os filmes Senhor dos Anéis, Harry Potter, Titanic, Avatar, e claro, os clássicos antigos também estão presentes, como O Poderoso Chefão, Tubarão, E.T, Tempos Modernos e a lista é longuíssima, para exemplificar técnicas de adaptações, direções, filmagem e fotografia.

A autora nos faz entender de maneira perfeita a forma de vermos quando um filme possui um bom script, nos dá dicas de perguntas para sabermos se o enredo e a forma de apresentação de determinado filme é bom, enfim, nos faz entender de forma boa e leve como classificar um filme quanto a "bom" ou "ruim", no meio técnico da coisa, é importante dizer.

Além disso (e a parte que eu mais amei é essa), existem umas páginas pretas no meio do livro com curiosidades e materiais "extras", digamos, em letras brancas, sobre grandes filmes e diretores. As informações são sempre muito legais e interessantíssimas. Gostei de saber mais sobre alguns filmes que muitas vezes não sabemos a história de como foi gravado/ dirigido/ encenado. Além disso, também nos dá dicas para treinarmos analisando os nossos filmes prediletos, tais como as do quote abaixo.

Quote:
"Algumas sugestões:
- Aplique as quatro perguntas - por que estou vendo estas imagens e não outras? Por que estou vendo as imagens desta forma? Por que estou vendo nesta ordem? Por que estou ouvindo ou não ouvindo palavras, sons, ruídos, músicas? - a alguns de seus filmes favoritos.
- Faça listas de filmes que você conhece de acordo com seu gênero e tipo de narrativa.
- Tente identificar os três atos e seus pontos importantes em filmes que você conhece.
- Escolha dois ou três filmes diferentes e compare como eles "expõem" sua trama: como são suas primeiras imagens e o que elas dizem a você?
- Leia roteiros e compare com os resultados finais, na tela: como cada frase foi transformada em imagens?"
Como Ver um Filme - Página 67

E, além disso, a autora ainda traz uma lista de filmes importantes para qualquer cinéfilo no fim do livro! Um prato cheio pra quem é apaixonado por cinema ou ama assistir aquele filminho nas horas vagas.


Sobre a autora:

Ana Maria Bahiana
é jornalista e escritora, com uma carreira de três décadas de reportagem e comentário de cultura no Brasil e no exterior, em imprensa, rádio, televisão e internet. Residente de Los Angeles desde 1987, cobriu a indústria de cinema e televisão para diversos veículos em todo o mundo, e por cinco anos foi chefe da sucursal de Los Angeles da revista inglesa Screen International. É autora do argumento, corroteirista e coprodutora do filme 1972, lançado em novembro de 2006. Sua entrevista com Francis Ford Coppola sobre O Poderoso Chefão III foi incluída em The Godfather Family Album, da editora Taschen (2008), e sua tradução para Easy Riders, Raging Blues, de Peter Biskind (sobre Hollywood nos anos 1970), foi lançada pela editora Intrínseca em 2009.

Não se esqueçam de nos seguir no GFC clicando em "Seguir este site" ali na barra da direita e de nos seguir no twitter no @ReviewKingdom!

E claro, acima de tudo, COMENTE nesta resenha o que você achou deste lançamento da Nova Fronteira! Quem sabe até conseguimos uma promo pra vocês?!
Renato =)