Review - Lorax

quinta-feira, 19 de abril de 2012



O Lorax
Em Busca da Trúfula Perdida
86 minutos.
Animação
vozes de Zac Efron, Taylor Swift e Danny DeVito (em Inglês)

Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por animações e desenhos (por pura coincidência estou vestindo uma blusa do Bob Esponja nesse exato momento). Então imagine só minha euforia quando anunciaram O Lorax, um filme dos mesmos criadores do fofíssimo Meu Malvado Favorito e, ainda por cima, baseado em um dos livros do Dr. Seuss. Para quem não sabe, o Dr. Seuss é autor de alguns livros infantis que deram origem a filmes clássicos da nossa infância como O Grinch e O Gato.


O Lorax começa apresentando a cidade onde o filme se passa, Thneedville, com os cidadãos todos cantando e dançando. Se você prestar atenção, apesar da alegria das pessoas, a letra da música apresenta vários dos problemas da cidade. Tudo lá é artificial, não existem árvores nem plantas e tudo é controlado pelo Sr. O'Hare, dono de uma empresa que vende ar puro engarrafado.

Logo depois somos apresentados ao nosso protagonista, Ted, que tem uma queda por uma garota, Audrey, de quem ele é amigo. Um dia, ela conta para ele sobre as Trúfulas, árvores extintas da região, e sua vontade de ter uma. Então, Ted fica decidido a achar uma trúfula para ela, e vai pedir ajuda para sua avó que o manda procurar o Once-ler (ou Umavezildo no português) fora da cidade.


Once-ler é um velho doido, que se diz culpado do desaparecimento das trúfulas, e conta para Ted sobre quando ele era jovem e estava em busca do material perfeito para fazer seu produto Thneed (tipo um cachecol, mas tem mil utilidades). E no meio disso tudo ele encontra o Lorax, o protetor das árvores. Enquanto isso, é claro, que O'Hare não está feliz com a "amizade" de Ted e Once-ler, afinal ele não quer que ninguém tenha uma coisa que dê de graça um produto pelo qual ele cobra, né?

Primeiro, o filme é cheio de músiquinhas, mas elas são divertidas. Eu baixei toda a Trilha Sonora em inglês, a música final nunca mais irá sair da sua cabeça. Eu querendo ir ver o filme no cinema só para poder 'perfomar' as músicas junto (rs, brincadeira).

Eu gostei de uma reviravolta que um certo personagem dá, que a gente não vê muito em filme infantil. Porque normalmente em filme de criança é bem definido quem é mau e quem é bom. Poucos filmes tem anti-heróis (como em Megamente e Meu Malvado Favorito) ou uns personagens meio bipolares (como nesse). Normalmente a Branca de Neve é a boazinha e a Bruxa a malvada e fim.

Desde que eu li Jogos Vorazes eu comecei a prestar atenção nas distopias, e achei legal ver uma sociedade distópica num filme infantil assim. Exatamente do tipo de cidade com um ditador, e todo mundo é alienado. Todos acham o máximo as "árvores" de plástico com 96 baterias, e ter que pagar para algo que é de graça, e ainda tratam o O'Hare como um herói.
E não sei de quando é o livro, mas achei uma boa abordagem para um assunto bem atual que é a ecologia.

Os animaizinhos lindos (e estranhos e inexistentes) da floresta de Trúfulas são todos fofíssimos e adoráveis. Mãe posso trazer um "ursinho" daqueles para casa??

Enfim, recomendo o Lorax para todo mundo que tem uma criança dentro de si (uh, profundo) e que gosta de ver um filme relaxante e legal.



Não se esqueçam de seguir a gente no twitter (@ReviewKingdom) e também no nosso GFC clicando ali no lado direito.
E COMENTEM GENTE! Feedback RULES!