Review - A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012



A Guerra dos Tronos
George R. R. Martin
As Crônicas de Gelo e Fogo
Editora: Leya
Páginas: 592
ISBN: 9788562936524

Vocês devem estar se perguntando o que houve com o TRK, né? O problema é que o Renato estava super-ocupado, e eu estava morta sem internet (mas finalmente eu arrumei ela o/), então antes de tudo queria pedir desculpa à vocês pela ausência.

Essa é uma série de livros "épica", bem no estilo de quem gosta de Senhor dos Anéis, e se passa na terra fictícia dos Sete Reinos (que já não são mais Sete Reinos há muito tempo), e conta, principalmente, a história da família Stark. Os Starks foram os antigos "Reis do Norte", e agora ocupam a posição de Lordes de Winterfell (uma cidade do, dã, Norte). O símbolo do Stark é um Lobo Gigante, e o livro começa (mais ou menos) quando Robb, o filho mais velho de Lord Eddard Stark, e Jon, o bastardo, encontram uma ninhada de seis destes lobos, e cada um dos filhos recebe um.

Mas as coisas se complicam mesmo quando o Rei Robert, cujo trono Eddard ajudou a conquistar, e sua esposa, Cersei Lannister, vêm com grande parte da corte visitar o velho amigo. O Rei acaba fazendo ao Lorde uma proposta irrecusável, e é ai que as coisas começam a fuder desandar.

O fato é que, ao longo das 500 páginas muitas outras coisas acontecem, e eu não quero dar Spoiler ~nenhum~. O livro é narrado cada capítulo por um personagem, o que dá uma puta raiva quando você chega no fim do capítulo super emocionante, e então começa a contar a história do outro lado do mundo faz o leitor ficar curioso.

Outra coisa que eu gostei do livro (por mais que pareça estranho, é legal a disposição dos capítulos serem daquele jeito), é que as mulheres tem uma importância legal. Ok, nós temos a Sansa Stark que é a patricinha de plantão da série, a Srta. "Lady" perfeita (tanto que é esse o nome do lobo dela). Mas também temos a Arya Stark diva que é a perfeita badass, do tipo que dá o nome do lobo de uma rainha antiga que foi foda importante, e que provavelmente consegue desarmar uns princepezinhos chatos por ai, mesmo tendo, tipo, 10 anos.

E também tem a Daenerys Targaryen, que junto com o irmão é a última com o Sangue do Dragão (sendo dragão o símbolo da casa Targaryen). Ela é super forte para uma garota de 13 anos, e passa por muita coisa tensa. Ela é meio doida e tal, mas eu ainda gosto dela.

Outro personagem que eu adoro é o Jon, o bastardo do Eddard. Que foi acolhido por ele e tudo mais, mas mesmo assim ainda sofre aquela rejeição por ser, bem, um bastardo. Principalmente por parte da Catelyn, a mulher de Eddard. Eu acho legal a relação que ele tem com a Arya, porque ambos se sentem meio deslocados.

Uma coisa que dá para reparar no livro é que as pessoas são bem novas para o que passam, tanto que na série de TV aumentaram a idade de vários personagens para não ficar pesado demais.

Eu recomendo o livro para todo mundo que gosta do gênero. E me despeço com um quote daquelas coisas escritas atrás do livro, que eu achei bem legal.

"A Guerra dos Tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel" - SF Reviews.

Beijos,
Prometo voltar com mais frequência agora.