Random Post #5 - Top 3 personagens e seus respectivos níveis de profundidade

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

UFA! Se você conseguiu ler o nome do post em uma respirada só, parabéns.

Eu não fazia ideia do que falar no Random Post hoje, até eu ler o livro A Fera, do Alex Flinn, da editora Galera Record, que vou resenhar aqui na semana que vem. É, isso mesmo. Isso não é uma resenha, é um RANDOM POST, portanto eu não vou contar nada sobre o enredo do livro e tudo. Vou analisar com vocês PERSONAGENS. Sim, personagens. Sabe, é que eu estava lendo o livro e percebi que... os personagens de A Fera não tem profundidade nenhuma.

Não querendo xingar o livro. É ótimo! De verdade! O autor tentou trazer o conto A Bela & a Fera para os dias atuais, e eu super gosto dessas adaptações e tudo. Mas parafraseando com uma das minhas personagens favoritas de todos os tempos na literatura, Hermione Granger, os personagens de A Fera tem "a profundidade de uma colher de chá".

Sendo assim, hoje no Random Post eu vou analisar PERSONAGENS E SUAS PROFUNDIDADES.

Vou fazer o seguinte. No número 3 (em terceiro lugar), vou colocar um absurdamente sem profundidade. No número 2 (em segundo lugar), vou colocar um mediano e no número 1 (em primeiro lugar, O TOP DOS TOPS) eu vou colocar o mais profundo personagem da atualidade e dos livros que eu li. Não me julgue, eu não li coisas cults o suficiente ainda para fazer análises, então por favor, eu vou usar personagens da literatura adolescente. Obrigado!


3) Kyle, de A Fera

Bom, eu sei que é horrível colocar a foto de um ator (o Alex Pettyfer), que fez o filme, para ilustrar a personagem e blablabla, mas é só pra ilustrar galera. Vamos começar então.
O Kyle é mais fútil (INFINITAMENTE mais fútil) no livro do que no filme. Digo, MUITO fútil. E ele tem um pai que não o dá atenção e a mãe que sumiu no mundo e tal, mas assim... ele não tem profundidade, sabe o que eu digo? Ele não tem uma história assim tão sofrida e consegue ser TOTALMENTE IRRITANTE com a história do "eu sou rico, eu sou foda, eu tenho um pai famoso, você não é nada para mim". Eu fiquei com muita raiva dele no começo do livro e detestei-o nas primeiras páginas, quase que parei de ler o livro só por ele. Mas depois ele acaba ficando (um pouco) menos irritante e mesquinho. MAAS, ainda assim, não tem nenhuma profundidade.

Nivel de profundidade: 2 centímetros.



2) Percy, da série Percy Jackson & Os Olimpianos

Eu o classifiquei como média profundidade porque vamos encarar, temos personagens bem mais profundos na literatura. Percy é com certeza um personagem profundo, mas ele não é profundo a ponto de nos fazer envolver na história e CHORAR NO FINAL. Não sei se é pelo fato de eu não ter me identificado muito com a personagem, mas enfim.
Ele tem uma história e uma estrutura bastante complexos, o que já dá um bônus extra na escavadeira. Um garoto que cresceu sem o pai, é disléxico, não consegue ficar em uma escola por mais de um ano, tem um padrasto detestável e sua mãe, que trabalha enquanto o padrasto bebe e joga poker com os amigos, sofre com tudo isso.
Além disso, no primeiro livro ele já perde a mãe! Que dó, que dó, que dó. Pobre Percy. Sua história é mesmo de chorar.
Por isso e pelo fato de o Rick Riordan apresentar muito bem a personagem e denunciar suas fraquezas e suas emoções de um jeito muito bom, vamos dar um pouquinho mais de profundidade à isso aqui. Ajustem suas escavadeiras!

Nível de profundidade: 1 metro.


1) Harry, da série Harry Potter

Sim, eu prefiro usar essa imagem aí do Harry do que usar a cara do Daniel Radcliffe. Por favor, né. Ele é o primeiro da lista. Convenhamos.
Bom, o Harry consegue chegar em primeiro lugar da nossa lista, não porque é um personagem puro, perfeito e bruxo, que luta por seus ideais, etc e etc.
Ele entrou em primeiro lugar da nossa lista porque é totalmente falho, idiota muitas vezes e a J.K. narra com perfeição a personagem com erros, com acertos, com felicidades e depressões. Ela pontua essa personagem com seus devidos traços, não o exaltando para deixá-lo estúpido e nem deixando-o com o sentimento de "eu sou a pessoa mais FAIL da terra, vou ali ser morto pelo tarado da machadinha".
O Harry consegue ser o herói mais "não-herói" de toda a literatura! Por mais que seja falho, é nobre. Tem sentimentos, sente amor, sente ódio, sente tudo o que uma pessoa normal sente, mas é profundo por ser nobre e sofrer como uma pessoa normal também. Porque afinal, esse negócio de profundidade é exatamente isso: o quanto nós vemos humanidade em uma determinada personagem, sabe? O quanto ela é real. Portanto,


Nível de profundidade: 10 mil metros


É isso, galera!! Não esqueçam de nos seguir no twitter, @ReviewKingdom, e de nos seguir no GFC clicando em "Participar deste site" na barra direita aqui do blog!

Renato =)