Review - Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012



Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras
Warner Bros.
129 minutos.
Ação/Aventura/Comédia
Robert Downey Jr, Jude Law e Noomi Rapace


Eu falei desse filme no último Novidades da Semana. Ele estreou na sexta-feira, dia 13/01, e é claro que eu não perdi a estréia. Sou muito fã do Sherlock e ultimamente tenho lido vários livros dele. Estou pensando em ver aquele filme bem velho de O Cão dos Baskerville que existe, e além disso já vi o 1° filme dessas novas filmagens que a Warner está fazendo.

O primeiro filme é muito bom, como todos que viram sabem, e deu toda uma nova faceta ao personagem épico da literatura policial britânica. O filme lucrou bastante e, claro, teve tudo para a Warner continuar com a "franquia", por assim dizer. Vendo tudo isso e descobrindo algumas novas "facetas" desse personagem tão importante, procurei fazer a minha resenha.

A Rua Baker Street portanto ganhou o mais novo lutador profissional. Sherlock Holmes mostra todas as suas habilidades de luta nesse novo filme, mas mais do que isso, mostra toda a sua destreza ao manejar uma arma de fogo.

O filme, logo de início, já começa com Sherlock impedindo que uma bomba estourasse em um leilão na cidade de Londres. A bomba havia sido enviada em um pacote, endereçado à um médico, o dr. Hoffmanstahl. Assim que ele abrisse, a explosão seria impulsionada. É claro que Holmes impede isso, mas o dr. Hoffmanstahl acaba morrendo com um dardo envenenado ao sair do local onde o leilão acontecia.

Aqui nós já percebemos que o filme irá tratar de um expert em bombas e armas de fogo, munições e esse tipo de coisa. E de fato, o filme está repleto de tiroteios, muita ação, muito sangue e algumas partes de aflição extrema ao imaginarmos a dor que certos personagens deveriam estar sentindo. Tem uma cena (eu achei a mais cheia de ação, mais legal e mais genial quanto a efeitos especiais do filme inteiro!) que se passa somente em uma fábrica de armas. É muito boa! O filme vale a pena só por aquela cena, embora o filme todo tenha uma trama muito interessante.

Ouvi algumas críticas que diziam que essa nova "franquia" da Warner estava com muitos efeitos especiais e não tinha nada de Holmes. Que eles reinventaram as personagens principais e tudo. Mas não concordo, de verdade. Só acrescentaram coisas à esse personagem brilhante!

PORÉM, nem tudo são flores. Eu, como promessa pessoal, disse que iria dizer pontos negativos e positivos do filme, portanto aí vou eu...

1) Pontos Negativos
Infelizmente eu tenho que dizer isso. Achei que o filme é ótimo, eu amei, porém eu preciso admitir que a Warner podia ter pegado um pouquinho mais leve no negócio de armas. Digo, Sherlock Holmes usa o poder da dedução, sabe. Não precisa de tanto armamento pesado. Não era pra ser um filme de ação EXCESSIVA. É claro que um pouco aqui e um pouco ali é totalmente necessário, mas AÇÃO O TEMPO TODO não é bem o estilo Holmes.
O estilo Holmes é algo dedutivo, mais "baixa a bola aí e ouve o mestre", sabe? Mais sábio.

Um segundo ponto negativo é o fato de Mycroft ser um louco. Sim, é isso mesmo. Mycroft é um cara DOIDÃO, biruta de tudo. Ele anda nu por sua casa (sim, é isso mesmo, caros colegas. A visão da bunda do ator que faz o Mycroft é uma visão similar à da cara do demônio no episódio 2x10 de Doctor Who). O irmão de Holmes nesse filme é super fracassado e tem um cargo pouco significativo no governo britânico, enquanto que na real Mycroft é super inteligente e muito importante no que faz ao governo.


E CLARO,

2) Ponto Positivo
Embora eu tenha criticado todo esse negócio de armamento e ação, acho que sair do convencional e daquele enfrentamento de mestres APENAS com a dedução foi uma jogada fantástica dos diretores e produtores! É mais do que sabido que Sherlock e Moriarty são os maiores gênios, um do crime e o outro da dedução. Logo, eles muitas vezes em livros apenas diziam o que possivelmente poderiam fazer e ficavam apenas se enfrentando com palavras, sentados em cadeiras. IMAGINE SÓ UM FILME DISSO. Sim, ia ser um tédio.
Nesse filme, Moriarty e Holmes, embora lutem MUITO com a dedução, fazem jogadas de mestre e arquitetam planos incríveis, recheados de ação.

Outro ponto positivo do filme foi o BOM HUMOR que eles deram à esses personagens, aquele humor sarcástico e que faz você rir. Até fizeram Holmes fazer algumas palhaçadas, mas isso não interrompeu a narrativa e nem rebaixou esse mestre da inteligência, o que foi totalmente aceitável.


Essa foi a minha resenha de Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras. O filme deve ficar em cartaz por um bom tempo, E VALE MUITO A PENA! Corre pro cinema!

Nota: 8!

Não esqueça de nos seguir no Twitter e no GFC, clicando em "Seguir" naquela balãozinho do Google aqui no canto direito da página!
Renato =)