Review - O Hobbit por Tolkien

sexta-feira, 17 de junho de 2011



O Hobbit
J. R. R. Tolkien
Editora: WMF
Páginas: 295
ISBN: 9788578271121


"In a hole in the ground there lived a Hobbit." ou no português: "Numa toca no chão, vivia um Hobbit". Se você é um pouquinho geek (ou conhece alguém que é), você provavelmente já ouviu esta frase. E é exatamente essa a primeira frase de 'O Hobbit', o livro que contas as aventuras do Sr. Bilbo Bolseiro antes de Senhor dos Anéis.


Bilbo era um Hobbit quieto, apaixonado por suas refeições em casa e que não gosta de aventura. Pelo menos era isso que ele pensava, até que o mago Gandalf aparece no Condado. Depois de um breve encontro, o mago marca a casa do Hobbit como o local de encontro de alguns anões (quando eu digo, alguns, eu digo 13) que estavam partindo para a Montanha Solitária, lar de um grande tesouro que pertencera ao avô de um dos anões, Thorin Escudo de Carvalho. Nessa reunião/festa, Gandalf conta que Bilbo era o 'Ladrão' que ele havia arrumado para a missão dos anões, que se baseava em recuperar o tesouro roubado pelo dragão Smaug (esse da capa), que havia, há muitos anos, expulsado os anões da Montanha. Após um certo alvoroço todos concordam, e partem no dia seguinte.

A partir dai os 15 viajantes (embora Gandalf nem sempre esteja presente) passam por muitos problemas e confunsões, nas quais Bilbo se mostra um melhor Ladrão do que jamais pesou que seria. Várias criaturas aparecem no livro: Orcs, Elfon, Homens, Hobbits, Anões, Dragões, Wargs e a criatura estranha que é Gollum (ou Smeagol, como eu percebi escrevendo esssa Review kkk).

Minhas partes preferidas, são quando o Bilbo mostra suas habilidades desconhecidas, como o 'adorável'
jogo de adivinhações.

RECOMENDADÍSSIMO, mas você tem que gostar de livros assim, porque se não se torna chato. Mal posso esperar para ler os 3 'Senhor dos Aneis'. Eu me obriguei a não ler até escrever essa Resenha, ou eu NUNCA iria escrever haha.