Review - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013




Os Homens Que Não Amavam As Mulheres
(Trilogia Millennium - Volume 1)
Stieg Larsson
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 522
ISBN: 9788535916263

Bem-vindos ao mais novo post do blog! Eu sei que fiquei 15 dias sem postar nada por aqui, mas a vida anda bem corrida. Então, essa foi a primeira compra de 2013, e também a primeira - e acho que a maior - surpresa.

Eu nunca imaginaria que esse livro me faria ficar tão fissurado pela série e pelas continuações, assim como pelos personagens e pela trama central. O livro é bem grandinho (acho que vocês notaram ali no número de páginas da descrição), mas eu li muito rápido, porque a empolgação flui pelas páginas. Tudo corre muito rápido, e pra quem gosta de livros de suspense e mistério, com muita ação, a narrativa do Larsson é perfeita.


Sinopse: Os Homens que Não Amavam as Mulheres é um enigma de portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mas as inquirições de Mikael não são bem-vindas pela família Vanger. Muitos querem vê-lo pelas costas. Ou mesmo morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois... até um momento presente, desconfortavelmente presente.

É, a sinopse é bem grandinha, mas é a sinopse do livro mesmo. Acho que é porque o livro é grande. Mas enfim. Comprei o livro por ACASO, querendo me arriscar em leituras mais adultas, na Livraria Leitura no dia 2/01, por nada em especial. Mas na hora em que abri e li as primeiras páginas, sabia que não seria uma leitura comum.

Não tem como falar desse livro sem ficar surtando pelas horas em que a ação vai à loucura e você quer gritar de todo jeito, porque ele é DEMAIS. Lisbeth Salander, uma das personagens desse livro que é meio que a "protagonista" da série, é uma das melhores personagens que eu já vi em livros. Não tem como não achá-la uma das personagens mais fortes, e com certeza, mais badass do romance.

Como o próprio título já sugere, o livro fala sobre crimes sexuais em sua maior parte - seja por parte do próprio assassino do grande enigma do livro, seja por parte de outros personagens envolvidos na trama que também cometem esses abusos. O livro é bastante adulto, e eu não recomendaria pra um adolescente de 15 ou 16 anos, a menos que ele tivesse a mente bastante centrada. Acho que o livro é +18 sim, e porque muitas vezes, fiquei horrorizado com algumas cenas e com a violência presente nelas - e o que é mais difícil de pensar é que aquilo acontece na vida real.

O livro pra mim veio bastante a calhar nessa época meio de febre dos famosos cinquenta tons de romances que contém BDSM. Mostrar descaradamente uma cena em que uma moça é violentada de forma horrível faz com que muitas pessoas reconsiderem a imagem de boa pinta de alguns personagens meio cinzas. É um impacto ver a que ponto a mente humana pode chegar, e tudo isso, sinto muito, é bastante influenciado por essa nova moda.

Dados estatísticos mostram, nas aberturas dos capítulos, números da violência sexual na Suécia, e eles assustam.

Mas enfim, mudando de assunto e comentando mais sobre os personagens e a trama em si, achei muito bem construída, e em nenhum momento suspeitei do assassino. É bem empolgante (a lá Agatha Christie) ficar se perguntando quem matou Harriet Vanger, e tentar deduzir é impossível. O autor confunde e faz um nó com a trama, a ponto de você já não ter mais nenhum palpite no meio do livro. E, como se ele desenrolasse um fio e uma cortina, do nada, fosse abrindo, você vai descobrindo junto com Mikael, Lisbeth e alguns outros personagens, o culpado do romance.

Mikael Blomkvist, pra mim, é um dos personagens mais legais do romance logo depois da Lisbeth Salander. A maneira como ele deduz as coisas, como faz graça com os acontecimentos e como não desiste de solucionar o crime, ao mesmo tempo em que quer muito acabar com Wennerström... tudo me fez ficar encantado. Embora, E EU JÁ DIGO AQUI, o Daniel Craig totalmente ferrou com o personagem nas telas do cinema em 2012, com aquela adaptação porca do livro, hollywoodiana. Ele é muito introspectivo e tem um ar de "sou-bom-demais-para-isso" no filme, coisa que não existe (tanto) no livro.

O ambiente, por mais que o livro seja tachado de cult como eles chamam nas sinopses (o que não é, sério), é bem gostoso e nada estranho. Entendi todas as conversas, os dados e as partes em que se fala de estatística e economia. Pra mim tudo fez sentido, não me perdi em nenhum momento.

Como eu já citei em cima, mas só pra dar um ponto final: se vocês quiserem assistir ao filme do livro, VEJAM A VERSÃO SUECA!! A versão que saiu no ano passado, com uma distorção da história, dos personagens e da inteligência do romance, ficou bem porca. A versão sueca é do jeito que eu imaginava que um filme da obra seria.

É ISSO, GALERA!! Espero que as resenhas comecem a ficar mais constantes por aqui. Não se esqueçam de curtir a gente no Facebook, seguir no twitter, seguir aqui no GFC, sei lá, mas manter contato. Se você leu a resenha e gostou, visite a gente sempre que teremos novidades na medida do possível!

(EU NÃO ESQUECI DO VÍDEO DO KINDLE, OK? Vou fazer LOGO. Juro!! Esperem só. Preciso editar.)