Review - Emmi e Léo - A Sétima Ond@

quinta-feira, 29 de novembro de 2012




Emmi e Leo - A Sétima Ond@
(@mor #2)
Daniel Glattauer
Editora: Porto*
Páginas: 240
ISBN: 9789720043078
*Edição Portuguesa

Sim! Este é o livro 2 da série "@mor" no Brasil! Em Portugal o primeiro livro foi traduzido como "Quando Sopr@ o Vento Norte", se mantendo à tradução literal, e o segundo "Emmi e Leo - A Sétima Ond@", também se mantendo na tradução literal. No Brasil, a Suma de Letras achou melhor o nome "@mor", e assim ficou. Vamos ver o que acontecerá com o volume 2!

(Atenção: essa resenha contém spoilers do livro 1)

Sinopse: Emmi e Leo são os protagonistas de um amor virtual apaixonante, que passou por todo o tipo de emoções, menos a de um encontro físico. A relação, iniciada no irresistível "Quando Sopr@ o Vento Norte" (@mor), parece ter chegado a um impasse. Leo decide partir para os EUA, renunciando a um amor impossível. Quando regressa, longos meses depois, o encontro entre ambos concretiza-se. Mas Emmi continua casada e Leo tem em Pamela o amor estável com que sempre sonhara. Só que, na verdade, os dois amantes nunca estiveram mais apaixonados. Conseguirão eles, por fim, vencer o destino que parece teimar em separá-los?

A primeira coisa que devo dizer sobre a série é que eu não exatamente gostei do primeiro livro, tanto é que nem fiz resenha. Achei estranho a forma como o romance se desenrolou, e livros com emails são uma das minhas paixões, mas este livro REALMENTE precisava de uma narração em 1ª pessoa, assim como os livros de email da Meg Cabot, que possuem páginas de "diário" juntamente aos emails, com reflexões pessoais e narrações daquilo que acontece fora da internet.




Mas superado tudo isso, ao me acostumar com o desenrolar da história de @mor, fiquei maluco pela continuação! O livro 1 acaba em um suspense terrível, e nos faz ficar ávidos por um novo email, por uma nova retomada e por um novo capítulo. Quando Leo decide parar de atrapalhar a relação de Emmi e seu marido, vai embora para os Estados Unidos e cancela sua conta de email.


O começo de "A Sétima Ond@" nos traz vários emails de Emmi sem esperança de resposta. Ela apenas manda emails contando sobre a sua vida e recebe, como resposta, a famosa mensagem de erro, dizendo que a mensagem não havia sido entregue porque o email estava cancelado.

Acontece que um belo dia Emmi para de receber essa mensagem de erro, o que significa que Leo recebeu o email. Ela fica maluca e começa a mandar emails desesperadamente, até descobrir, em uma resposta, que ele voltou dos EUA. E aí a história de amor que, para Emmi, parecia impossível, começa a parecer possível.

Lembra de quando eu disse que ia cancelar a conta de email?

Eu gostei do livro, de verdade! O autor conseguiu terminar a série sem grandes emoções, da mesma forma que começou e sem mudanças drásticas. Achei que a leitura é bem rápida e dinâmica, assim como no livro um, mas não consigo simpatizar de tudo com o casal principal. Acho que existem muitas maneiras de fazer as coisas, e o modo como Emmi agiu quando começou a falar com Leo e escondeu tudo do marido não foi legal. Tinha um certo preconceito com a história desde aí.

Também não apoiei muito algumas partes em que Leo sabe que está fazendo as coisas de forma errada e continua agindo assim. Pra mim, julgando o que existe ali, ficou bem inconsequente.


Além disso tudo, achei que o livro ficou bastante preso naquele "chove e não molha", sabem? Aquele excesso de repetições de acontecimentos e análises, aqueles emails em que um queria ver o outro e o tal acontecimento nunca era concretizado. Embora isso não tenha prejudicado a leitura, acho que teria maior fluidez se o autor saísse do "E se" e passasse para o "Quando".


Particularmente, gostei do final. Achei que a forma como o autor deu fim à tudo aquilo me fez feliz, não deixou a desejar e fez com que tudo fizesse sentido. Gostei da narração, embora carente, dos encontros de Emmi e Leo pela visão de Emmi nos emails, e gostei do desenrolar final, achei bem planejado, mas sem surpresas.

É isso, pessoal! Recomendado, e se você leu o primeiro PRECISA terminar a série!