Review - A Sombra da Serpente

terça-feira, 16 de outubro de 2012




A Sombra da Serpente
Série As Crônicas dos Kane #3
Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
ISBN: 9788580572018

Pra começar a resenha, devo dizer que não sei se a resenha vai ter spoilers do livro 1 e 2 da série, (respectivamente A Pirâmide Vermelha e Trono de Fogo, que já foram resenhados aqui no blog) porque eu não lembro exatamente de tudo o que eu vou falar e de onde cada parte foi citada em qual livro, portanto leia a resenha por sua conta e risco. Mas de A Sombra da Serpente eu juro que vou ser totalmente spoiler-free.

Se você ainda não começou essa série do Rick Riordan, comece! Se você gosta de mitologia egípcia, gosta das aulas de história do colégio e se encanta com aquelas histórias antigas de conquistas de poder e deuses se misturando com mortais, só que tudo isso se repetindo no mundo atual, vá já pra livraria (ou pra biblioteca) e pegue o seu A Pirâmide Vermelha, o primeiro livro da série.

A gente já vai utilizar a nova forma de postagem aqui do TRK, que aperfeiçoamos com a opinião de vocês, com a sinopse do livro e a resenha logo embaixo, além dos gifs. Então podem clicar em Leia Mais, veja a sinopse e venham comigo por essa resenha.

SINOPSE:
Sadie e Carter são importantes descendentes da Casa da Vida, uma sociedade secreta de magia estabelecida no Egito ainda no tempo dos faraós. Os irmãos sabem que sua herança ancestral lhes reserva um importante papel: seus poderes são fundamentais para a restauração do Maat, a ordem do universo. Mas, uma vez instalado, o Caos é imprevisível, incalculável e incontrolável, e agora que Apófis está livre os Kane têm somente três dias para evitar que a serpente destrua o planeta. Como se isso não bastasse, a sorte deles parece só piorar.

Eu sei, eu sei, o livro é MESMO empolgante, e eu me descontrolo quando começo a falar as coisas. O livro segue o mesmo modelo dos anteriores. Mas eu tenho uma boa notícia: se você, assim como eu, achou que o primeiro livro foi bom, o segundo foi mais ou menos e a série não é lá muito legal, prepare-se para o livro três. Comecei-o meio como quem não quer nada, porque eu juro que estava meio desencantado com o Rick (esse negócio de deuses de mitologia estava me deixando meio cansado e saturado desse tipo de coisa).

Mas quando passei as primeiras páginas e comecei a ver a ação real e as perguntas e cenas épicas de batalhas com magia acontecendo, eu automaticamente entrei no livro e parei de questionar se eu estava ou não cansado de mitologia. Acabei me envolvendo ferrenhamente na história e posso constatar que Rick é um ótimo narrador de batalhas mágicas. Ele conseguiu fechar a série e amarrá-la direitinho, com acontecimentos empolgantes e cenas de tirar o fôlego DE VERDADE. Eu não conseguia respirar em algumas situações, e vibrava (e chamava o Carter de idiota) constantemente.

O humor e a ironia de Sadie estão MAIS FORTES DO QUE NUNCA. Ela para um pouco com o mimimi de Trono de Fogo de paixão e passa a ser mais a badass que todos amamos ver em um livro. Ela parece mais crescida e com objetivos mais centrados, além de engraçada. Carter continua sendo um idiota, como era desde o primeiro livro, e tendo umas ações meio movidas pela emoção e deixando um pouco de lado a racionalidade, principalmente quando a questão é Zia, e isso os mete em alguns problemas, mas deixa o livro delicioso.

CARTER, SEU IDIOTA!

O ritmo é alucinante e é o mais rápido da série. Os acontecimentos são muitos, e aquela coisa maçante que Trono de Fogo parecia ser muitas vezes não existe em A Sombra da Serpente. Quando uma batalha termina, outra começa, e assim sucetivamente. Apófis é malvada de verdade e se mostrou uma vilã perfeita, me fazendo até ter medo em algumas partes (hahahahaha), e os outros ajudantes de Apófis estão bem mais fortes do que nos outros livros, porque agora ela anda livremente pela terra, e ataca quando bem entende. As batalhas são bem armadas e bem feitas.

O livro me surpreendeu totalmente. Esperava um fechamento da série cansativo e chato, e estava lendo mais para terminar a série do que por interesse real. Mas aí fui surpreendido com um romance recheado de mitologia, acontecimentos que mudam a todo momento o rumo da história, coisas que nem imaginamos acontecendo (ok, eu imaginava muitas das coisas que aconteciam e já sabia o que tinha de errado com o Walt e com a Zia desde o começo do livro... era meio óbvio), enfim, um livro grande e bem feito. Eu gostei bastante do final!! Acho que o Rick acertou no fechamento da série e até me empolguei pra ler o segundo volume da série Heróis do Olimpo, que eu confesso que não estava muito animado para ler.

E o final, claro, a decisão de Sadie entre Anúbis e Walt, o "será que nós iremos salvar a Terra?", o Carter e a Zia e o seu "relacionamento enrolado", a morte iminente de Walt (SERÁ? SERÁ?) e todo o negócio da possibilidade de uns deuses que caíram no esquecimento retomarem sua consciência, ISSO TUDO É CHEIO DE FEELS, FEELS, FEELS E SURTOS. E DESCOBERTAS, É CLARO, PORQUE GRANDE PARTE DISSO TUDO SÃO DESCOBERTAS!

ESSE ERA EU, SURTANDO COM O FINAL DO LIVRO

Então esse é um balãozinho de spoilers logo aí embaixo. Leia se quiser saber como terminam e qual a minha opinião sobre os casais do livro.


Espero que a minha resenha tenha deixado vocês ansiosos e que vocês (VENCEDORES!!!) consigam lê-la até o final sem cansar. Vocês podem comprar o livro clicando aqui, no Submarino (ele tá 29.90 e eu não achei caro, porque a arte está muito bem feita e o livro é grandinho, convenhamos).

LEIAM ESSA SÉRIE, AGORA EU OS ESTOU OBRIGANDO. E TCHAU. PORQUE SENÃO EU NUNCA MAIS VOU PARAR DE ESCREVER ESSA RESENHA.



EXTRA: Pessoal, temos visto que ninguém mais comenta nas postagens, temos pouquíssimos comentários! Portanto, decidimos perguntar pra vocês porque "a voz do povo é a voz de Deus" hahahaha. O TRK já está de cara nova, já fizemos algumas mudanças no estilo de postagem, mas queremos saber: o que mais está faltando no blog? O que vocês querem ver por aqui?! Comentem aqui embaixo respondendo a pergunta, vai ser de suma importância pra nossa "atualização" de conteúdo :D Valeu!