Review - How To Ruin A Summer Vacation

sexta-feira, 26 de outubro de 2012




How To Ruin A Summer Vacation
Simone Elkeles
Editora: Flux
Páginas: 240
ISBN: 9780738709611

Bom, essa capa pode fazer algumas pessoas olharem de forma estranha pro livro. Concordo. Tem outra capa pra este livro (e ela pode ser vista clicando aqui), mas eu gosto mais dessa, não sei bem porque.

O fato é: as capas desse livro são horríveis, as duas. PORÉM, o conteúdo é bem legal. Antes que você se deixe levar pela primeira impressão e atire o livro pra longe, leia a resenha e (quem sabe), dê uma chance pro livro!


SINOPSE: Ir para Israel com o seu pai estrangeiro é a última coisa que Amy quer fazer em suas férias de verão. Uma adolescente mimada americana com uma atitude que combina com seus sapatos Jimmy Choo de saltos assassinos, Amy tem um rancor sério contra seu pai, chamado por ela de "Doador de Esperma", por aparecer tão raramente em sua vida. Agora ela está sendo arrastada para uma zona de guerra para conhecer uma família que nunca soube que existia, incluindo sua avó doente, que se torna a sua única fonte de conforto nesta terra estranha. Dividindo um quarto com sua prima nada amigável, começando uma briga em uma discoteca local, tendo sua sandália Ferragamo roubada por um vira-lata... uma humilhação hilária depois da outra testam a força de espírito de Amy. Encontrar o seu lugar em uma cultura estrangeira não é fácil, mas conforme Amy aprende a derrubar a sua personalidade de menina durona, descobre que fazer amigos, se apaixonar e se conectar com sua família e com sua herança cultural não é impossível, afinal.

Começando com a história, ela é bem simples. Amy é uma garota que mora nos Estados Unidos. Ela é um "acidente", pois sua mãe a teve na faculdade com um amigo de um amigo que estava passando pela cidade.

Acontece que esse amigo era Ron, um israelita judeu. Pelo fato da mãe de Amy se recusar a casar com Ron porque ficou grávida dele, ele é um pai ausente e aparece apenas em datas especiais, quando aparece. Isso faz com que Amy cresça com uma crescente raiva de seu pai.

Porém, um dia, Amy recebe uma ligação do pai que a pede que vá com ele para Israel para conhecer a sua avó paterna, que está doente e irá provavelmente morrer logo.



Amy se recusa, dizendo que Israel está em guerra e que ela não quer morrer e tudo, mas sua mãe a obriga a ir.

A viagem é turbulenta, Amy trata muito mal o seu pai e, em Israel, Ron leva Amy para o Moshav (uma tipo de comunidade israelita) em que cresceu. Amy automaticamente detesta e começa a colocar defeitos, além de se sentir sozinha porque não conhece ninguém, nem mesmo o pai.



Mas tudo começa a mudar quando ela conhece sua avó, seus primos e as outras pessoas do Moshav, conforme ela vai aceitando melhor a ideia e se abrindo mais à novas experiências, tentando relaxar todas as suas defesas.

O livro me encantou, sério! Gostei bastante. Amy me irritava no começo porque era a típica menina dos EUA mimada e chata, que despreza todo o esforço que as pessoas fazem por ela. Mas conforme o livro evoluiu, e automaticamente, Amy também, me senti mais livre com a história e ela se desenrolou bem.

Gostei dos personagens, principalmente da avó de Amy, de Ron e do cachorrinho Mutt. O livro conta um pouco da cultura de um Moshav e de Israel (embora não seja sobre isso. Ele só dá uma pincelada geral.) Avi, o interesse romântico de Amy, me deixou bem feliz por ser diferente dos pares românticos dos outros livros. Normalmente o cara fica todo apaixonado pela garota, ou o contrário. Neste livro, os dois se odeiam no começo e brigam bastante, e isso foi bem legal, uma mudança nos chick-lits convencionais.


Amy é meio atrapalhada e suas besteiras me fizeram lembrar de personagens da Meg Cabot e da Sophie Kinsella de vez em quando (aquelas coisas de vergonha alheia hahahaha), ponto positivo!

Fiquei bem feliz com o final, e ainda descobri que ele tem duas continuações: "How To Ruin My Teenage Life" e "How To Ruin Your Boyfriend's Reputation". Estou louco pra ler os dois e ver como continua a vida de Amy.

É isso pessoal! Curtam a gente no Facebook na barra direita, aproveite e clique em "Participar deste site" também, pra nos ajudar. E não esqueçam que o nosso twitter é o @ReviewKingdom.