Dia 3 - Desvendando A Culpa é Das Estrelas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bem vindas pessoas à mais um dia do especial #CulpaDoJohnGreen!
Então, ontem o Renato desvendou para vocês todo o mistério de "Quem é John Green" (se você ainda não viu, SHAME ON YOU, e clique aqui!), então hoje estou aqui para falar com vocês sobre curiosidades do novo livro dele, A Culpa é das Estrelas. "Vocês estão prontas crianças??" "ESTAMOS CAPITÃO". Então AQUI VAMOS NÓS!


Então vamos começar por onde tudo devia começar: Vamos falar do título.
O título, A Culpa é das Estrelas, foi inspirado na fala de uma das peças de Shakespeare, Julio César. Originalmente a frase é: "A culpa, querido Bruto, não está em nossas estrelas, mas em nós mesmos." Acredito que o título, por afirmar o contrário da quote, mostra que a culpa nem sempre pode ser atribuída à pessoas. Por exemplo, não dá para dizer que o câncer da Hazel (ou de qualquer um que sofre dessa e outras doenças) é culpa de alguém, além dos astros e do destino cruel. Claro que existem VÁRIAS outras curiosidades sobre o título, você pode ler mais sobre ela aqui no post de ontem do NUPE!

O livro é dedicado para a Esther logo na primeira página. "Quem é Esther?" você deve estar se perguntando. Bom, primeiro devo avisar que essa não é uma história feliz. A Esther era uma Nerdfighter de 16 anos muito amiga do John e do Hank, e ela tinha câncer. Ela ajudou muito a diminuir o "suck" do mundo, porque foi em um projeto, não "pela Esther", mas "com a Esther" que a Nerdfigheria ajudou a arrecadar 250.000 dolares para a Harry Potter Alliance (uma organização de caridade que surgiu ao redor do fandom de -vocês não vão adivinha NUNCA- Harry Potter). O John descreve ela como "uma criança maravilhosa. Ela era surpreendentemente simpática, muito profunda, muito engraçada. Mas ela não era um anjo ou um modelo de perfeição, ou qualquer coisa assim. Ela era uma pessoa, uma adolescente." Além disso, Esther significa estrela e os amigos dela fizeram uma pulseira escrito "This Star won't go out" ou seja, "Essa Estrela não vai se apagar", depois a pulseira começou a ser vendida na DFTBA, e todos os lucros (a não ser o frete) vão para a associação de mesmo nome. Se você sabe inglês eu recomendo que você veja o vídeo que o John fala dela, porque... sério, como não chorar? Apesar de tudo isso, ele diz que o livro não é baseado na vida da Esther, só inspirado nela. Mas ele deixa bem claro que "A ESTHER NÃO É A HAZEL". A Eloisa falou mais sobre isso no Amount of Words.

Outra das inspirações do John para o livro foram os meses em que ele trabalhou como capelão em um hospital para crianças. Ele diz que enquanto esteve lá, conviveu com várias crianças com câncer e outras doenças fortes e ficou impressionado com o quão elas eram diferentes do que ele esperava. Elas não eram fontes de sabedoria, nem super-tristes, elas eram crianças como qualquer outra. Mais sobre isso você pode conferir lá no Conversa Cult!

Agora, passando para o lado menos depressivo das curiosidades. Durante a fase de divulgação nos EUA, o John prometeu assinar TODAS AS CÓPIAS da pré-venda do livro em inglês. Ele disse que era um jeito legal de garantir que pessoas de outros países, que provavelmente nunca terão a oportunidade de ir em um dos eventos dele, também tivesse um livro assinado A MÃO pelo autor. Durante a época que ele estava assinando os 150.000 livros, ele fez vários vídeos em que ele diz estar enfrentando a "Signing Madness", porque ele realmente estava ficando meio maluquinho com todas aquelas assinaturas. Então, durante esses vídeos ele pede desculpas por se vestir mal e por ficar assinando O TEMPO TODO. No fim das contas ele assinou as 150 mil cópias.
Eu devo ser o melhor!
Entretanto, alguns leitores, principalmente fora dos EUA, receberam cópias não-assinadas MESMO TENDO PEDIDO O LIVRO NA PRÉ-VENDA. Aparentemente, o motivo foi as lojas terem subestimado o número de cópias que seriam pedidas. Mas o John ficou sabendo do problema e se comprometeu a enviar uma página assinada para todos que não receberam o prometido.
Outro problema no lançamento do livro, foi que algumas lojas enviaram mais de MIL cópias do livro, TRÊS SEMANAS ANTES do lançamento. O John ficou extremamente chateado com isso, porque ele teve um trabalho danado para fazer com que todos pudessem ler AO MESMO TEMPO. Nem os críticos receberam o livro antes. Tudo isso, porque ele não queria que tivesse spoilers do livro. E ENTÃO VÁRIAS PESSOAS MADE OF AWESOME, DECIDIRAM QUE -NÃO LERIAM O LIVRO- ATÉ O DIA 10 DE JANEIRO, QUE FOI QUANDO ELE FOI OFICIALMENTE LANÇADO. Então foi criado meio que uma campanha em cima do livro: "THERE WILL BE NO SPOILERS".

Os direitos do livro foram vendidos para a Fox. Para adaptar o livro para o formato de filme foram contratados os parceiros Scott Neustadter e Michael H. Weber. Os cargos de produtores do filme foram para Wyck Godfrey e Marty Bowen, da Temple Hill Entertainment.

Isso é tudo pessoal. MAS FIQUEM LIGADOS, porque AMANHÃ (isso mesmo, AMANHÃ) teremos um post SUPER DUPER AWESOME e também -wait for it- PROMOÇÃO NO TWITTER! OH YEAH.

Mas se você não aguenta esperar ou acha que a sorte não está à seu favor, acessando esse link você pode comprar A Culpa é das Estrelas com 20% de desconto na Saraiva!

Então, não se esqueça de:
a) Seguir a gente no twitter (@ReviewKingdom)
b) Seguir a gente no GFC ali do lado ->
c) COMENTAR SOBRE O QUE VOCÊ ACHOU DO POST
d) Dar uma passadinha aqui amanhã para dar uma conferida no próximo post
e) Visitar os outros blogs participantes de #CulpaDoJohn! Hoje a brincadeira começa lá no *don't know*
f) BE AWESOME! Don't forget to be AWESOME!