Review - Jogos Vorazes (O FILME)

terça-feira, 27 de março de 2012



Jogos Vorazes - O FILME
142 minutos.
Drama/Ação/Sci-Fi (de acordo com o IMDB)
Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson

Embora eu já tenha lido esse livro e seja obsecada por ele, eu nunca escrevi uma Review dele aqui (SHAME ON ME). Basicamente por dois motivos: a) Eu queria fazer uma video review, por ele ser muito foda, mas eu nunca tenho tempo de filmar/editar e tal. b) Eu sou HORRÍVEL em escrever resenha de coisa que eu gosto MUITO, e fico obsecada por. Por exemplo, minha review de Vampire Academy foi o maior flop ever, eu odiei ela, e por isso ela foi deletada. Pensando bem o problema não é quando eu gosto muito. É quando são muitos livros ou é uma série. Porque dai eu leio/vejo tudo de uma vez e não faço resenha entre os livros/filmes/temporadas e dai -> FLOP.

Então, devido a minha vontade de postar a resenha do livro aqui também (quando eu reler pausadamente e fizer as devidas resenhas), eu não vou falar nada sobre a história. Não mais do que você provavelmente já sabe (se você tem um mínimo interesse em ver/ler o filme/livro). Que é que a história se passa no futuro pós-apocaliptico, e a América do Norte foi destruída, e surgiu uma nova sociedade constituida de 13 Destritos mais a Capital. Até que houve uma rebelião e o destrito 13 foi destruído (ok, o destrito 13 não é mencionado no filme. Mas enfim). Então como forma de punição e para impedir que novas rebeliões surjam, o governo escolhe, a cada ano, um menino e uma menina, entre 12 e 18 anos, de cada um dos 12 destritos restantes e os coloca em uma arena para lutarem até a morte, num evento televisivo chamado de Jogos Vorazes. E nossa protagonista é Katniss Everdeen que vai para os Jogos no lugar de sua irmã mais nova, Prim, que foi sorteada. Junto com ela vai Peeta, o filho do padeiro do Destrito 12, que confessa estar apaixonado pela Katniss logo no comecinho.


E o filme foi, sinceramente, uma das melhores adaptações que eu já vi na vida. Mudaram muita pouca coisa (até porque a maioria do Cast and Crew do filme eram superfãs dos livros), e o que mudou, na minha opinião, ou foi coisas sem muita importância, nesse filme ou nos próximos, ou eles deram outra explicação. E o que foi deixado de fora, de novo, ou não tinha muita importância, ou pode ser facilmente explicado com alguns flashbacks nas sequências.

Agora sobre as atuações. Jennifer Lawrence, que é uma pessoa com uma personalidade MUITO diferente da personagem que ela teve que interpretar (pelo que eu vi em entrevistas), ARREBENTOU na atuação e levou pras telas uma Katniss muito parecida com o que eu tinha imaginado. Dando ênfase na cena da Colheita quando ela se voluntaria para ir no lugar da irmã para os Jogos e quando ela está na sala tremendo loucamente segundos antes de entrar na Arena. O Josh Hutcherson também fez um Peeta muito próximo às minhas expectativas. Achei perfeito como mostra o quanto ele se sente a vontade no programa do Caesar, e da cena dele falando com a Katniss sobre ser mudado pela Capital e etc. E, apesar da grande divulgação que o filme fez do "trio", o Gale nem aparece muito nesse filme...




Para mim a Elizabeth Banks interpretou a Effie maravilhosamente bem, e ganhou nossos corações tentando deixar a Katniss mais "educada", com o clássico "THIS IS MOHAGONY!". Sobre a atuação do Lenny Kravitz, até onde foi, ele fez um bom Cinna, mas meio ausente. Ficou faltando a sensação de que ele não é só o estilista da Katniss mas que ele acaba se tornando o melhor amigo dela. O Woody Harrelson fez um bom Haymitch, embora eu tenha sentido falta daquele sentimento de camaradagem que vai surgindo entre ele e a Katniss, e de quando ela percebe que eles são bem parecidos de certo modo, e que ele realmente entende ela e vice-e-versa. Mas eu entendo, porque o filme não é do ponto de vista dela e... enfim.


Cena final com o Cato mostrou que o Alexander Ludwig não é apenas bonito, mas que, HELL, ele sabe interpretar. E Isabelle Fuhrman, que faz aqui a Clove, mas também já fez a personagem principal em A Orfã, mostra que sabe fazer uma pequena psicopata como ninguém. E a pequena Amandla Stenberg ganha nossos corações como a pequena Rue, e aquela carinha fofa dela e... NO SPOILERS NÉ?


Gostei da importância que deram para o Idealizador dos Jogos, Seneca Crane (e sua linda barba), que não vemos nos livros, por ser do ponto de vista da Kat... E também gostei de como foi mostrado como os Jogos são organizados e controlados. Só achei uma escolha "ruim" a do Presidente Snow, não por ele ser um mal ator, mas... como alguém disse em algum lugar do tumblr (tentei achar, mas é impossível): "É meio difícil odiar o Snow quando ele parece com o Papai Noel". Se bem que pode ser legal nos outros filmes mostrar que as aparências enganam, né?


Um ponto que eu queria tocar, que para mim ficou muito legal mas mal explicado para quem não leu os livros, foi quando a Katniss provoca uma explosão (NO DETAILS, NO SPOILERS) e perde a audição de um ouvido. As caixas de som começam a fazer aquele "chiado" horrível de quando tem algo errado com nosso ouvido, e ela começa a escutar as coisas "baixo", mas depois é meio que esquecido, e eu acho que talvez quem não leu não tenha entendido. Deviam ter mostrado, sei lá, um sanguinho escorrendo da orelha, ou... Enfim, never mind. Ah, e falaram do "problema" do efeito da câmera tremida, mais no começo do filme, e um pouco na Arena também. Mas eu achei legal, dá um ar de que ainda estamos um pouco na cabeça da Katniss...

O fato é que eu RECOMENDO DE VERDADE que vocês vão ver esse filme. E QUE LEIAM O LIVRO. Por mais lindo que o filme seja... NADA SUPERA O LIVRO. READ IT ALL. E se vocês ganharem posters lindos e não quiserem eles: ACEITO DOAÇÕES.

PS: Mais alguém que leu está louca para saber quem vai fazer o Finnick no outro filme? Alguém tem sugestões?

ATÉ MAIS LINDOS. E HAPPY HUNGER GAMES. MAY THE ODDS BE EVER IN YOUR FAVOR!