Review - O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011



O Jovem Sherlock Holmes: Nuvem da Morte
Andrew Lane
Editora: Intrínseca
Páginas: 276
ISBN: 9788580570625


Oi pessoal!! EU SEI, EU SEI, atrasei minha resenha em um dia. Mas eu estava ocupadíssimo lendo O Poder dos Seis fazendo coisas construtivas para a minha vida e acabei esquecendo de aparecer aqui pra resenhar esse MARAVILHOSO livro. Bom, como vocês vão descobrir logo logo lá no NUPE (mais especificamente, no dia 4 de Janeiro), eu estou numa fase SUPER Sherlock Holmes e livros de mistério. Tirando as séries que eu já havia começado e estou lendo os volumes seguintes, eu tenho lido apenas coisas de mistério e, mais especificamente, do Sherlock, meu novo melhor amigo. Com isso, eu logo fiquei FISSURADO nesse lançamento da Intrínseca, e já vinha namorando o livro há algum tempo na livraria.

Então veio o Natal. E aí já viu, né? Ele foi o meu presente. Então vamos à resenha em si.



Eu pensei que não fosse exatamente gostar no início, porque me desculpem, acho que o estilo do Arthur Conan Doyle, o autor original de Sherlock Holmes, nunca iria poder ser copiado. Além do mais, se copiassem, pensei que ficaria algo podre e sem graça, muito plágio.

Mas todos os meus preconceitos caíram quando li os primeiros capítulos do livro. Sherlock está com catorze anos e vê o seu primeiro cadáver e soluciona o seu primeiro crime neste livro. É fantástico!!

Sherlock, neste livro, estuda na escola Deepdene para Meninos, em Londres. A época são as férias de verão, e Sherlock descobre que seu pai foi convocado para se juntar a uma base militar na Índia (?) e ele não vai poder ficar com a família nas férias. Sua mãe está doente com a convocação do pai, sua irmã é pouco citada no livro e seu irmão, Mycroft Holmes (que eu descobri que aparece SIM nos livros do Arthur Conan Doyle [desculpa, galera, sou fã mas ainda não consegui ler todos os livros do Holmes]) tem um trabalho em Londres e não pode cuidar de Sherlock.

Ele então vai para a casa de um tio esquisito que tinha uma briga com seu pai até pouco tempo atrás, mas que foi solucionada, e o sítio dele fica na pequena cidade de Farnham. Sherlock pensa que as férias vão ser um saco, mas elas acabam por se tornar as melhores de sua vida!

Ao lado de Matty Arnatt, um menino-de-rua que logo se torna o melhor amigo de Sherlock em Farnahm, de seu tutor, Amyus Crowe e da filha dele, Virginia Crowe, Sherlock descobre um mistério que pode colocar a segurança de toda a Inglaterra em risco! E tudo isso na pequena cidade de Farnham.

O livro é MUITO bom, tem um ritmo super gostoso mas não muito rápido. As descrições tomam sim uma parte do livro, mas por incrível que pareça, mesmo eu não gostando de livros muito descritivos, acho que funcionou direitinho! Me conquistou e ME FEZ TER MUITA VONTADE DE LER O PRÓXIMO LIVRO DA SÉRIE, que vai se chamar O Parasita Vermelho!

NOTA: 10.

Ah, e pra quem interessar, aqui vai o booktrailer que a Intrínseca traduziu. É super legal e empolgante, vale a pena dar uma olhadinha: