E as comemorações continuam! Segundo dia de #CulpaDoJohnGreen aqui no TRK. Ansiosos pra descobrir um pouco mais sobre esse autor maravilhoso, o John Green? Pois bem! Hoje o post vai falar só sobre ele e você vai se sentir um pouco mais por dentro desse novo mundo, que todo mundo tanto culpa nessa semana! Vou retirar algumas coisas do Wikipédia inglês, claro, porque eu também não sei TUDO sobre ele, mas vai estar tudo traduzido e bonitinho.
John Michael Green, então, pros menos avisados, é um escritor e vlogger norte-americano de 34 anos.
Se eu sou tão velho, porque minha cara está coberta de canetinha? |
Ele nasceu em Indianápolis, Indiana, viveu em Orlando, na Flórida, e como todo nerd, ele sofreu bullying. Isso fez com que ele tivesse que se mudar de cidade, indo então para Birminghan, Alabama. John se formou em algo como Letras e Estudos Religiosos na universidade Kenyon. Logo após se formar, John trabalhou como Capelão (SIM, EU SEI! CAPELÃO, VEJA BEM) num hospital infantil por 5 meses. A Camila vai falar um pouco mais sobre isso amanhã! E como falar do John sem falar um pouco dos seus livros?
John começou a ficar famoso, na verdade, como escritor. Com o seu primeiro sucesso,Looking for Alaska (publicado no Brasil com o nome de "Quem é você, Alasca?" [qualquer semelhança com o título da postagem NÃO É mera coincidência]), publicado em 2005, John conquistou o prêmio Michael L. Printz, oferecido pela American Library Association
Em 2006, John Green casou-se com Sarah Urist (acrescentando o sobrenome Green ao nome dela) a quem ele se refere como "The Yeti" nos vídeos do vlog porque diz que ela não pode aparecer nos vídeos, senão todos os computadores que forem assisti-lo irão quebrar, resultado de sua fofura. Eles se casaram no Alabama depois de altos e baixos no namoro, que vinha sendo um "relacionamento enrolado" desde a época da faculdade (hahahahaha).
Depois foi a vez de John lançar An Abundance of Katherines (em tradução livre, Uma Abundância de Katherines) em 2006. Ele ganhou um prêmio de honra Michael L. Printz novamente e foi um finalista do Los Angeles Times Book Prize.
Depois disso, em 1 de Janeiro de 2007, John e Hank tiveram a ideia brilhante de começar a fazer os vídeos BROTHERHOOD 2.0!
A iniciativa era a de que os dois irmãos não se falariam por nada escrito (tipo email, sms, qualquer coisa que seja escrita) e se comunicariam somente por vídeos durante o período de UM ANO. Esses vídeos são o Brotherhood 2.0!
Um ano depois dos Vlogbrothers nascerem e começarem a fazer um pouco de sucesso, e depois um sucesso ESTRONDOSO com o vídeo da música do Hank para Harry Potter e as Relíquias da Morte, John lançou o livro Let It Snow com a Maureen Johnson e a Lauren Myracle, em 2008. Este foi o primeiro livro dele, ainda que em conjunto com outros autores, a estar na lista de BestSellers do New York Times, ficando em décimo lugar.
O projeto Brotherhood 2.0, que inicialmente iria durar apenas um ano, deu muito certo e continuou, sem claro a regra do "não se falar por nada escrito", mas ainda assim, se comunicando por vídeos 3 vezes por semana. Hank e John agora tratam de vários assuntos interessantes em seus vídeos e eles já não tem mais o nome de Brotherhood 2.0.
Depois disso, foi a vez de John lançar Papertowns, em 2008. O livro chegou a ficar no quinto lugar dos mais vendidos do New York Times e ganhou prêmios, como o Edgar Award por Melhor Livro Young Adult e o Corine Literature Prize. Os direitos para lançamento de um filme do livro foram comprados, mas não foram pra frente, segundo John, porque houveram divergências sobre a opinião do que "faz um filme ser bom".
No ano seguinte, 2009, John foi à Leaky Con, e lá conheceu uma das grandes (senão A) inspiração para o livro A Culpa É Das Estrelas: Esther Earl. Ela colaborava com o tumblr effyeahnerdfighters, e era uma grande Nerdfighter.
Após escrever Papertowns, John colaborou com o livro Will Grayson, Will Grayson, com o David Levithan, em 2010. O livro recebeu vários prêmios, incluindo o Stonewall Honor Book in Children & Young Adult Literature (por excelência em literatura LGBT) e o Odyssey Award for Excellence in Audiobook Production Honor Book.
No mesmo ano, John passou por uma experiência única em sua vida: foi pai. Henry Green nasceu em 20 de Janeiro de 2010, resultado de seu casamento longo e feliz com Sarah. Henry é uma coisa linda!
Porém, em Agosto de 2010, um acontecimento abalou John Green e todo o mundo Nerdfighter: Esther Earl faleceu, vítima do câncer de pulmão que tinha. Foi um tempo de luto grande, em que John fez um vídeo emocionante, de apenas 3 minutos falando sobre ela, mas que faz qualquer um chorar.
Em 2011, John anunciou que lançaria um livro novo chamado The Sequel (em português, seria "A Consequência"). Depois disso, em um anúncio na TV, ele disse que havia descartado a ideia do livro.
Porém, em Junho de 2011, ele finalmente anunciou o livro The Fault In Our Stars (que é o nosso lindo A Culpa é das Estrelas) e disse que reaproveitou algumas coisas de The Sequel neste livro.
Então, por ÚLTIMO, vou deixar aqui os links pras resenhas dos livros do John! Como não resenhamos nada dele aqui no TRK, vou deixar links para as resenhas da Barbara lá do Nem Um Pouco Épico e da Iris lá do Literalmente Falando e da Giu Fernandes, lá do Amount of Words e do pessoal lá do Conversa Cult, todos blogs participantes do #CulpaDoJohnGreen, ok? E como ninguém da Nerdfighteria resenhou alguns livros, vamos ter uns blogs aleatórios!
- Quem é Você Alasca? - NUPE e Literalmente Falando.
- An Abundance of Katherines - NUPE.
- Let It Snow - Garota Que Lê
- Paper Towns - Amount of Words.
- Will Grayson, Will Grayson - Muito Pouco Crítica.
- A Culpa É Das Estrelas - NUPE, Literalmente Falando, Amount of Words, Conversa Cult!
É ISSO PESSOAL! O primeiro post de hoje foi o da Iris do Literalmente Falando, e a partir de lá você pode ir seguindo os links para os outros posts. Amanhã a Camila vai falar um pouco sobre o LIVRO A Culpa é Das Estrelas e vai nos deixar ANSIOSOS pelo livro! Esperem só!
E NÃO PAREM DE TWEETAR COM #CulpaDoJohnGreen pessoal, VAMOS FAZER ISSO VIRAR TRENDING TOPIC (E você ainda concorre ao livro!)! E não esqueçam de nos seguir no twitter, @ReviewKingdom e se preparar pra promoção de quinta-feira, e no Google Friend Connect clicando em "Participar deste site" na barra lateral direita ali ->
E se você não quer esperar pra ganhar o livro e quer comprá-lo, é só clicar neste link aqui que você ganha desconto especial de blog participante de #CulpaDoJohnGreen!