Review Túnel do Tempo - Gilmore Girls

terça-feira, 10 de abril de 2012



Gilmore Girls
aprox. 40 min/episódio
Dramédia
Lauren Graham and Alexis Bledel

Já comentei aqui que eu nunca realmente sei o que escrever em reviews de coisas que eu gosto muito, mas vale a pena tentar. Como muitos sabem eu tenho talento para mania de ver séries canceladas para ocupar meu tempo de vagabundagem e por algum motivo aleatório muitos gifs legais no tumblr eu resolvi ver Gilmore Girls, e no meio do processo não sei bem onde acabei me apaixonando pela série.

A série é do tipo dramédia, com muito drama para ser comédia mas muita comédia para ser drama, sabe? Além disso, a história é simples. Conta sobre a vida da mãe solteira Lorelai Gilmore e sua filha de 16 anos, Rory Gilmore. Elas moram numa cidadezinha de Connecticut chamada Stars Hollows, e quando eu digo que a cidade é pequena, é sério. No fim das 7 temporadas você já sabe o nome de todos os habitantes de lá, do entregador de pizza Joe até a mecânica Gypsy.
Lorelai é filha de pais ricos que vivem numa cidade vizinha, mas ela fugiu de casa com 16 anos, quando ficou grávida de Rory. Para mim ela é um exemplo. Eu sei que ter como 'modelo' uma mulher que ficou grávida aos 16 não é exatamente o ideal, mas não é por isso. Ela simplesmente saiu de casa quando viu que os pais não iam apoiar ela e acabou numa pousada onde, acolhida pela dona, Mia, se tornou uma camareira e criou sua filha. No fim das contas ela acabou virando gerente de lá, tem sua própria casa e uma filha brilhante, e tudo isso sozinha, sem ajuda do papai nem da mamãe. *modo fangirling off* Além disso, ela é completamente viciada em cafeína, televisão e totalmente louca. Do tipo de louca que solta referencias aleatórias sobre um personagem de tv ou filme e todo mundo olha como se tivesse problemas (o que? não, eu não to falando de mim. pff).


Rory é o tipo de garota que toda mãe quer ter. Ela é fofa, estudiosa (tão estudiosa que um dos hobbies de Lorelai é distraí-la dos livros e insistir que ela tenha uma vida mais 'normal'), bookworm, basicamente um gênio. Da mãe ela herdou, além do nome (Rory é apelido para Lorelai) e dos grandes olhos azuis, o vício por cafeína e parte da loucura.


Rory sonha em ir para Harvard, e por isso ela fica super feliz quando é aceita na escola particular Chilton, mas Lorelai não tem dinheiro para pagar. Sem alternativas, ela recorre ao único meio de dar a filha o futuro que ela quer: Pedir dinheiro emprestado para os pais. Eles aceitam, com uma condição. Elas tem que ir jantar com eles toda sexta feira. Os famosos Friday Night Dinners, da série. E, você pode pensar que é uma oferta generosa, mas jantar com os Gilmores não é o que ninguém iria querer para uma noite de sexta feira. Richard, pai da Lorelai, é até mais razoável, mas o número de vezes que eu gritei com a mãe dela, Emily, pela TV por estar sendo idiota, é incontável.


Como a Lorelai tem uma relação horrível com a mãe dela, ela criou Rory como sua melhor amiga, e acho que o mais legal da série é ver como as duas interagem. Rory conta tudo para a mãe dela e vice e versa, e até quando a Lorelai tem que usar o "Mom Card" (sabe como é, dar broncas e etc) a relação delas ainda é linda. *---*


Estou tornando isso grande de mais, vamos falar de outra parte da série... Personagens "secundários". Sookie é uma chef de cozinha e a melhor amiga de Lorelai. Você provavelmente conhece ela de Mike e Molly ou de Brides Maids.
Também temos Michel, um francês arrogante (mas que você aprende, infelizmente, a amar depois de algum tempo) que trabalha na recepção da pousada.
Lane é a melhor amiga de Rory, e a mãe dela é uma coreana completamente ortodoxa, por isso Lane (que é uma rockeira nata) esconde seus CDs embaixo das tábuas do seu quarto (e tem um sistema de organização impecável).
Paris (é o nome da menina, não da cidade) é uma estudante de Chilton, e acredita que tudo que Rory faz é um desafio pessoal à inteligencia dela.
Depois de alguns episódios você aprende que as Gilmore não cozinham, por isso, diariamente você pode encontrar as duas no melhor café da cidade ---> Luke's Diner. O Luke (dono do café, caso você não tenha notado pelo nome) é tipo, o melhor amigo da Lorelai, e não é spoiler nenhum dizer que ele é completamente apaixonado nela.
Outras figuras clássicas de Stars Hollows são: Kirk, o hilário faz-tudo da cidade; Miss Patty, a dona da escola de dança e Taylor, o prefeito chato e rabugento.

Para terminar eu vou falar sobre o quanto eu gosto dos nomes dos episódios. Eu sei que parece idiota, mas os nomes sempre fazem muito sentido com o episódio, e normalmente são uma quote.

Basicamente um jargão dos Gilmore Girls Junkies, Oy With The Poodles Already pode ser usado para calar a boca de uma pessoa que está falando sem parar de um determinado assunto. Tipo eu nessa resenha. Então eu fico por aqui, sem sentir que eu cumpri meu objetivo de te convencer de como essa série é perfeita.



PS: Numa ultima tentativa de te influenciar a ver: Todos os pretendentes/namorados da Rory são dignos de "Pirigetagem Televisiva" (eu ia falar literária, MAS como é uma série e não um livro...). De Jared Padalecki à Milo Ventimiglia, passando por Chad Michael Murray.