Review - Quem é você, Alasca?

terça-feira, 26 de março de 2013




Quem é você, Alasca?
John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 240
ISBN: 8578273427

Depois de uma série de leituras terríveis que vinha tendo, achei que apenas John Green poderia me salvar da ressaca literária. É muito clichê resenhar Alasca, eu sei - inclusive porque já temos uma resenha de Alasca no blog - mas estou com muita vontade de contar pra vocês a minha experiência com o livro.

É bem diferente de tudo o que estava lendo e faz a gente refletir muito sobre a vida, o universo e tudo o mais (42). Mas pra vocês saberem direitinho sobre o livro, cliquem em Leia Mais!


Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez. Quem é você, Alasca? narra de forma brilhante o impacto indelével que uma vida pode ter sobre outra. Este livro incrível marca a chegada de John Green como uma voz importante na ficção contemporânea.

Já vi muita gente por aí reclamando dos blogs por toda a movimentação que teve pelo lançamento de A Culpa é das Estrelas pela Intrínseca, e já vi opiniões de todo tipo: pessoas que apoiam o John Green mas não gostam dos fãs, pessoas que detestam o John Green e acham tudo isso desnecessário, pessoas que odeiam os livros do John mas gostam dele como pessoa... muita gente já veio me dizer suas experiências com ele. Mas o ponto é que todos tem uma opinião sobre o John, geralmente, baseados apenas na primeira obra que a Intrínseca publicou: justamente A Culpa é das Estrelas.

Mas se algumas dessas pessoas resolvessem pegar toda a bibliografia do John para dar uma olhada, descobririam outros livros que são melhores ou iguais (porque não estou aqui para desmerecer - MUITO pelo contrário!) à A Culpa é das Estrelas. Tem muita gente que pegou raiva dele por causa da movimentação, e à essas pessoas eu digo: tentem ler um livro dele, apenas um, e depois digam o que quiserem. Mas leiam!

Quem é você, Alasca? tem uma atmosfera difícil de não se entrar... ele praticamente te puxa pra dentro sem você nem pensar sobre isso. Em um minuto você já está lá dentro, e se delicia com as palavras bem colocadas de John e com todo o estilo um pouco descontraído no qual o livro vai sendo contado.

Sem grandes expectativas e grandes promessas, o livro começa singelo e humilde, contando a história de um garoto sem amigos e solitário. Ao chegar no alojamento estudantil, o garoto então faz alguns amigos e a história é contada a partir daí, mostrando como a vida dele muda e como a presença dos amigos faz com que tudo seja mais fácil e, ao mesmo tempo, muito mais complicado.

O livro nos traz reflexões profundíssimas sobre a nossa existência e sobre o que fazemos nesse mundo para os outros, sobre o tanto de tempo que ainda nos resta e o quanto ainda podemos fazer na vida. É tudo muito bem colocado, e não pense que a leitura é complicada! É bastante fácil e acessível, relaxante e descontraído, mas ao mesmo tempo reflexivo.

Vocês podem achar que eu não estou falando muito sobre a história e essa resenha pode estar ficando um pouco confusa, mas é exatamente isso: não tem como falar mais da história sem pensar estar cometendo um crime. Me sentiria culpado se falasse qualquer coisa dele aqui, e spoilers estragam, com toda a certeza, a experiência do livro. Espero, de verdade, que vocês sintam toda a confusão e toda a experiência fantástica - e completa! - que o livro proporciona. Chorei, ri, e no final percebi que a vida é uma só pra se desperdiçar em coisas banais.

Devido aos especiais de A Culpa é das Estrelas do ano passado, eu já sabia o desfecho de Quem é você, Alasca?, e posso dizer que fiquei um pouco chateado de ter perdido a surpresa do final do livro. Mas ainda assim, a experiência de leitura valeu muito a pena e não me arrependo de nada.

É isso, pessoal!

Recebi essa semana o livro "As Aventuras de Pi", da editora Nova Fronteira, para resenha, e pretendo soltá-la no máximo até semana que vem. Então fiquem ligados e a qualquer momento eu dou um novo up aqui! ;)