Review - Valente

terça-feira, 24 de julho de 2012


Valente
Brave
100 minutos.
Animação/ Aventura (segundo o IMDB)

Esse filme era um dos favoritos na minhas lista de PRECISO VER desse ano. Já estava entrando em parafuso, até tive um acesso de Fangirl na fila da pipoca quando eu fui ver Era do Gelo, que foi tão grande que assustei uma menininha. Como vocês podem ver, dizer que a expectativa para ver esse filme estava alta é eufemismo. Eu estava EXPLODINDO de vontade de assistir! Mas quanto mais alta a expectativa está, maior a chance de você cair do galho, de cara no chão, devido à mentira que te prometeram. Devo avisar-lhes desde agora que Valente... não foi assim. O filme foi maravilindo (maravilhoso + lindo), desde o curta, La Luna, que passou antes, até a homenagem ao Steve Jobs nos créditos finais. Mas o recheio desse sanduíche... É puro amor.

A resenha é minha, Camila, mas o Renato, que assistiu ao filme um dia depois de mim, vai fazer os seus comentários entre parênteses na cor cinza.

A animação conta a história de Merida, uma princesinha cuja personalidade se assemelha muito aos cabelos, pois assim como eles, a garota é livre e rebelde. Ela gosta de andar por ai agindo do modo mais distante de "dama" possível, para o horror de sua mãe. É assim que tudo começa. (Qualquer semelhança com o livro "Liberte Meu Coração", da Meg Cabot, é mera coincidência. SÉRIO. Enquanto eu assistia o filme, só conseguia pensar em como Merida era incrivelmente parecida com Finnula. Não só físicamente, mas também no modo de agir e pensar. E isso me deixava FELIZ).
Sua mãe insiste que a filha se porte como a princesa que é e convoca os outros clãs para oferecerem seus filhos primogênitos para competir em um torneio valendo a mão da filha. Claro que a garota é completamente contra a coisa toda, e arranja um modo de burlar as regras e competir pela própria mão. Sua habilidade infalível com o arco faz com que ela ganhe, e isso irrita não apenas os clãs (que interpretam o gesto como um GRANDE desrespeito), mas também a sua mãe. (FINNULA, ARE YOU THERE? THERE'S SOMEONE I WANT YOU TO MEET).


Depois de uma briga FEIA com a mãe, Merida sai magoada cavalgando pelos bosques até encontrar uma misteriosa luz azul. Uma lenda dizia que ao seguir as luzes, você chegaria ao seu destino, mas estas luzes levam a princesa ruiva para a casa de uma velha bruxa, que lhe dá um feitiço. Entretanto, as coisas não saem como o esperado, e Merida acaba tendo que usar toda sua valentia para tentar salvar a si mesma, o reino e aqueles que ama.
O que faz de Valente um filme bonito, não é os cenários maravilhosos e todas aquelas cores. O que impressiona é ver as mudanças. Antigamente tínhamos filmes infantis onde as princesas eram recatadas, tinham vestidos bonitos e que no fim eram salvas pelo galante príncipe em seu cavalo branco. Agora a figura mudou, e temos cada vez mais filmes que mostram que as mulheres podem muito bem se proteger sozinha e que NÃO precisa de um príncipe para ter um final feliz.
Essa é a parte que mais me deixou feliz com Valente. Apesar de ser o cenário perfeito para um YA histórico (protagonista ruiva e forte vivendo nos confins da escócia, qual é?), essa NÃO é uma história de amor. Bom, pelo menos não amor romântico. Não que eu não goste de romance, na verdade eu shippo minha cadeira com minha mesa, só porque eu posso. Mas é legal ver que um filme voltado para crianças te deixe a mensagem que você pode ser independente e lutar pelo que você quer e acredita, e não que você tem que passar a vida correndo atrás do seu príncipe com o cavalo branco. QUERIDA, acorda para a vida, e monte VOCÊ o seu próprio cavalo!

(Deixa eu fazer um pequeno parênteses pra comentar sobre uma experiência pessoal com a saída do filme: uma garota de, sei lá... 15 anos, acho. Ela estava saindo do filme com o que parecia sua mãe. As duas xingavam o filme abertamente, jorros de palavrões saindo das bocas. E tudo porque, PASMEM: "Não tem romance nessa droga. NÃO TEM UM HOMEM BOM. Odiei essa droga de filme. Até parece. ELA NÃO QUER CASAR? Qual garota hoje em dia, em sã consciência, NÃO QUER CASAR COM UM HOMEM RICO E BONITO?". 
Digo, entendo que todos os pontos de vista devem ser respeitados, mas por favor... Como assim? Então, se você tem a mesma ideia dessas duas, Valente TALVEZ não seja seu filme [isso se ele não mudar seu ponto de vista na metade]).

O filme é sobre amor, porque essa é uma mensagem que realmente temos que deixar para a próxima geração. Mas o amor dessa história é amor pela família, que sinceramente eu vejo que estamos deixando um pouco de lado. É INCRÍVEL o desrespeito que algumas crianças tem com os pais, e Valente ensina a lição. Não é que o seu pai/mãe vai estar SEMPRE certo, todos erram, mas não tem como resolver nada gritando um com o outro. Temos que aprender a sentar e conversar, como as pessoas civilizadas que fingimos ser.

Já estou prolongando isso de mais, e divagando também. Recomendo não só que você VEJA esse filme, como também recomendo que você leve TODO O MUNDO (E COM MUNDO, ENVOLVA SUA FAMÍLIA) PARA VER. É melhor aprender com os erros de personagens fictícios do que com os seus. (Quando foi que essa resenha virou lição de moral mesmo?)

Então é isso, pessoal! Essa foi a nossa resenha de "Valente", o novo filme da Disney que merece ser visto EM GRANDE ESTILO! E se você ainda não viu porque todo mundo está dizendo que "ficou decepcionado", NÃO SE FIE PELAS OPINIÕES DOS OUTROS e assista você mesmo. Valente merece ;)

Não esqueçam de nos seguir no twitter, @ReviewKingdom, e seguir o blog clicando em "Participar deste site" aqui no canto esquerdo ->